terça-feira, maio 13, 2025
spot_imgspot_img
HomeGeralEsporteLibertadores: Com Barcos e Zé Roberto inspirados, Grêmio goleia Caracas e assume...

Libertadores: Com Barcos e Zé Roberto inspirados, Grêmio goleia Caracas e assume a liderança

O Grêmio é o novo líder do Grupo 8 da Libertadores. Nesta terça-feira, na Arena Grêmio, o clube gaúcho não teve dificuldades para vencer o Caracas por 4 a 1, chegando a seis pontos em três partidas disputadas. O número é igual ao alcançado pelo Fluminense nas três primeiras rodadas, mas os gremistas levam a melhor nos critérios de desempate; na quarta, a equipe carioca recebe o Huachipato.


Após brilhar e marcar dois, Zé Roberto fala em seleção: ‘Por que não?’

A vitória gremista foi a primeira da equipe em casa na fase de grupos e quebrou um tabu: nos cinco jogos anteriores, os visitantes venceram. O Grêmio encerrou a escrita com uma atuação segura e tendo como destaque a dupla formada por Hernán Barcos e Zé Roberto.

O ‘Pirata’ abriu o placar aos 16 minutos, depois de uma falha do goleiro Baroja. O arqueiro se atrapalhou ao tentar cortar um cruzamento na área, deixando a bola nos pés do artilheiro, que marcou pela terceira vez na Libertadores.

Barcos ainda deu o passe para o terceiro gol gremista, marcado por Zé Roberto, aos 6 da segunda etapa. Werley, de cabeça, marcou o segundo dos gaúchos, e Sanchez descontou para a equipe venezuelana. Aos 27, Zé Roberto apareceu na área para fazer o quarto, após cruzamento de Pará.

O grupo 8 da Libertadores continua na quarta-feira, quando Fluminense e Huachipato se enfrentam no Engenhão. O Grêmio volta a campo no dia 12 deste mês, quando encara novamente o Caracas, na capital venezuelana.

O jogo – Disposto a encerrar maldição caseira (todos os mandantes do Grupo 8 haviam perdido até então), o Grêmio entrou pressionando muito o Caracas, com toques rápidos e marcação adiantada. Logo aos seis minutos, um exemplo da tática gaúcha: André Santos roubou bola na entrada da área, mas chutou por cima.

O gol gremista era questão de tempo, e veio aos 16 minutos, após uma sequência de escanteios. Em cruzamento para a área do Caracas, o goleiro Baroja se atrapalhou com a chegada de Werley e Barcos aproveitou para empurrar para o gol vazio: 1 a 0. E o time gaúcho não baixou a guarda. No minuto seguinte, Elano cruzou na cabeça de Zé Roberto, que cabeceou livre, mas por cima do gol.

Elano, por sinal, foi o grande nome gremista no primeiro tempo. Aos 20, o meia fez lançamento primoroso para Vargas, que passou por Quijada e Sánchez e chutou para um milagre de Baroja. Aos 21, o camisa 7 recebeu de Barcos e chutou em vez de cruzar, quase surpreendendo o goleiro. Cinco minutos depois, o único susto sofrido pelo Grêmio na etapa inicial: Otero entrou na área a dribles e se atirou com a chegada de Barcos. O árbitro não marcou pênalti e deu amarelo ao venezuelano por simulação.

Melhor em campo, o Grêmio seguia perto do segundo gol, e ele veio após nova sequência de escanteios. Elano tentou duas cobranças fechadas, e Baroja evitou o gol olímpico em ambas. O terceiro tiro de canto foi batido por Zé Roberto, no primeiro pau, e Werley se antecipou para fazer 2 a 0, aos 37 minutos. O terceiro quase veio aos 38, quando Vargas fez jogada espetacular e deixou Zé Roberto livre, mas Baroja salvou. O chileno perderia ótima chance em cabeçada, aos 44.

O Grêmio voltou sem tanta volúpia para o segundo tempo, mas quando trocava passes seguia dando show. Aos seis minutos, Barcos tabelou com Vargas e deu passe lindo para Zé Roberto, que entrou livre, driblou o goleiro e marcou um golaço. O 3 a 0 fez o time gaúcho diminuir o ritmo, e o Caracas veio para cima. Aos 14, o zagueiro Sanchez descontou, de cabeça, após cobrança de falta de Otero, animando os venezuelanos.

Mas mesmo em seu momento irregular o Grêmio seguia melhor. Aos 19, Vargas recebeu no bico esquerdo da área e chutou colocado, quase marcando. Dois minutos depois, o chileno puxou contragolpe e tocou bonito para Zé Roberto, mas o chute saiu alto demais. O Caracas quase fez o segundo aos 23, quando Cure ganhou dividida e tocou para Cabezas, que obrigou Dida a boa defesa.

O lance irritou Luxa e acordou o Grêmio, que definiu o jogo aos 27 minutos: após longa de troca de passes, sempre de primeira, Pará subiu à linha de fundo e cruzou rasteiro para a chegada de Zé Roberto, que fez o quarto. O gol matou a reação do Caracas e diminuiu o ritmo do jogo, mas não a festa dos 32 mil gremistas, que gritaram “olé” com mais uma bela atuação da equipe na Libertadores.

Público: 32.531

Cartão amarelo: Cris (Grêmio); Otero, Sánchez e Guerra (Caracas)

Gols:

GRÊMIO: Barcos, aos 16, e Werley, aos 37 minutos do primeiro tempo; Zé Roberto, aos 6 e aos 27 minutos do segundo tempo

CARACAS: Sánchez, aos 14 minutos do segundo tempo

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress