De olho no título que vale uma vaga na Copa Libertadores de 2014, Flamengo e Atlético Paranaense largaram na frente nas semifinais da Copa do Brasil.
Nesta quarta-feira à noite, pelos jogos de ida, em Curitiba, o Furacão venceu o Grêmio, por 1 a 0, enquanto em Goiânia, o Flamengo venceu o Goiás, por 2 a 1.
Os dois jogos de volta vão acontecer no dia 6 de novembro, a partir das 21h50, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. Os vencedores destes confrontos vão decidir o título da temporada.
No Estádio Serra Dourada, o Flamengo teve uma boa atuação e saiu na frente com um golaço de Paulinho, aos 25 minutos. Mas o time da casa empatou com Vitor, aos 38 minutos.
Não houve tempo para comemorar, porque o zagueiro Chicão, cobrando falta, recolocou o time carioca na frente, aos 41 minutos. No segundo tempo, o Flamengo segurou bem o resultado.
Na volta, no Maracanã, o Flamengo joga pelo empate por qualquer placar, ou até por uma derrota por 1 a 0. É que o Mengão marcou um gol fora e isso tem peso no critério de desempate.
Se o Goiás devolver o placar de 2 a 1 a definição ficará para as cobranças de penalidades máximas. Para não depender disso, o Goiás precisa vencer por 2 a 0 ou dois gols de diferença, tipo 3 a 1 ou 4 a 2.
FURACÃO FOI BEM
Com o Grêmio poupando alguns jogadores importantes, como Zé Roberto e Elano, o Atlético manteve seu ritmo de jogo e buscou a vitória com um gol de cabeça marcado por Dellatorre, aos 36 minutos do primeiro tempo.
No jogo de volta, na Arena Grêmio, o Atlético terá que segurar o empate por qualquer placar. Uma derrota por 1 a 0 levará a definição da vaga para os pênaltis.
Mas se o Furacão perder, por exemplo, por 2 a 1, estará classificado, porque o Grêmio não marcou gol fora de casa. O tricolor gaúcho, no caso, precisa vencer por dois gols de diferença para não depender de nada.
RETROSPECTO DOS SEMIFINALISTAS
Para chegar às semifinais, o Atlético-PR deixou para trás, nas quartas de final, o Internacional.
É a primeira vez que o Furacão chega às semifinais da competição, além de se manter entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, exatamente em quarto lugar, com 52 pontos, curiosamente, um ponto atrás do Grêmio, terceiro, com 53 pontos.
Além de viver fase melhor do que o seu principal rival, o Grêmio é o maior campeão da Copa do Brasil ao lado do Cruzeiro, com quatro conquistas (1989, 1994, 1997 e 2001). Além dos títulos, o Grêmio ainda participou de mais três finais (1991,1993 e 1995).
Nas quartas de final, o Grêmio deixou para trás o Corinthians, após duas partidas sofridas terminadas em 0 a 0 e vitória nas cobranças de pênaltis.
Para chegar às semifinais, o Goiás eliminou outro carioca nas quartas, o Vasco da Gama. Enquanto isso, o Flamengo, eliminou o rival Botafogo, campeão carioca, com direito a uma goleada por 4 a 0 no segundo jogo.
CRITÉRIO DE DESEMPATE
Quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas do confronto em questão, em qualquer fase, os critérios de desempate são, nesta ordem:
a) Maior saldo de gols;
b) maior número de gols pró como visitante;
c) cobrança de pênaltis.
Fonte: Da Redação com Futebol Interior