Torcendo para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirme o Treze na Série C do Campeonato Brasileiro no lugar do Rio Branco do Acre, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) enviou na tarde desta quarta-feira (23) dois assessores do seu gabinete a sede da entidade máxima do futebol brasileiro a fim de acompanhar de perto o desfecho do caso. O parlamentar disse que gostaria muito de comparecer a CBF e assim, defender pessoalmente o direito do Galo de disputar a terceirona, mais estava impedido por conta da agenda apertada que tem essa semana no Senado Federal. Mesmo assim, Vital do Rêgo fez questão de designar dois assessores para representá-lo junto a CBF.
O senador disse ainda que não compareceu ao julgamento do recurso do Galo no pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Futebol recentemente por conta das inúmeras atividades desenvolvidas no Senado, já que no dia estava envolvido com os trabalhos da CPMI e da relatoria da Lei Geral da Copa.
O parlamentar garantiu que estava torcendo pelo sucesso do Treze no campo da Justiça. Para ele, será muito bom para a Paraíba e particularmente, para Campina Grande ter na Série C uma equipe do porte do Treze que tem uma das torcidas mais vibrantes do Estado. Ele ressaltou que o Galo hoje tem projeção nacional e merece estar disputando competições da CBF.
Vital lembrou que o Treze fez uma boa campanha na Série D do ano passado e perdeu a vaga para o Santa Cruz-PE por pouco, ficando na quinta colocação geral. Como o Rio Branco foi punido no STJD com a pena de eliminação da competição depois de ter ingressado, ao lado do Estado do Acre, na Justiça comum antes de esgotadas as instâncias da Justiça Desportiva, o Treze passou a reivindicar a vaga.
Como advogado, Vital sustentou que o estatuto geral das competições da CBF prevê que um clube que leva um caso até a Justiça Comum, mesmo ainda existindo instâncias competentes na justiça desportiva, tem que ser punido com a pena de eliminação da competição.
Na última sexta-feira o Galo venceu a batalha na Justiça Comum com a juíza Ritaura Rodrigues Santana, da 1ª Vara Cível, concedendo liminar a favor do alvinegro. A liminar que determina a inclusão do Treze na Série C do Campeonato Brasileiro chegou na manhã desta terça-feira ao departamento jurídico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O documento foi expedido pela juíza Ritaura Rodrigues Santana, da 1ª Vara Cível de Campina Grande, e determina que o time paraibano deve ocupar a vaga que pertencia ao Rio Branco-AC.
Logo que saiu a liminar, Vital do Rêgo manifestou a sua alegria em saber que o alvinegro havia sido incluso na competição nacional. Por meio do seu microblog ele parabenizou o Galo. “Parabéns ao Galo. Esta batalha é de Campina Grande, para a permanência na Série C”, postou. Deu no Paraíbajá.