O Treze conseguiu sua primeira vitória fora de casa no Campeonato Paraibano 2013. Na tarde desta quarta-feira (09), o Galo bateu o Cruzeiro-PB por 1 a 0, em Itaporanga, no Sertão do Estado. A partida, válida pela 2ª rodada do certame estadual, aconteceu no Estádio Zezão.Aproveitando cobrança de pênalti, aos 37 minutos de jogo, o meio-campista Daniel Costa anotou o gol da vitória alvinegra, que leva a equipe à liderança do campeonato, com seis pontos.
Agora o Treze se prepara para receber o Botafogo-PB, no próximo domingo, às 16h, no Estádio Amigão. Por sua vez, o Cruzeiro-PB vai até Patos, onde encara o Nacional, às 17h, no José Cavalcanti. No outro jogo desta quarta, o Botafogo venceu o Nacional por 3 a 1 e também lidera a competição;
O jogo
Sob um calor de 40ºC, Cruzeiro-PB e Treze travaram um duelo pegado no apertado campo do Zezão. Com pouca bola rolando e tentativas frustradas de jogo aéreo, o placar não saiu do zero até os 25 minutos. Foi quando o árbitro Antônio Umbelindo resolveu parar a partida para um improvisado tempo técnico, por conta da alta temperatura.
Após o refresco, os jogadores alvinegros voltaram mais acesos. Tanto que ao 36 minutos, o lateral esquerdo Rick foi ao ataque e sofre pênalti. Daniel Costa foi pra bola e bateu firme, rasteiro, sem chances para Aranha: 1 a 0.
Antes de acabar a primeira etapa, o atacante Tiago Chulapa teve a chance de ampliar o marcador, mas chutou para fora.
No segundo tempo, o panorama do jogo não mudou. Entretanto, acomodados com a vitória parcial, os jogadores trezeanos começaram a dar espaço ao Cruzeiro. Aos 22, o atacante da Raposa do Vale, Chico-PB, chutou para o gol. A bola passou por baixo de Beto e o zagueiro Negretti acabou salvando em cima da linha o que seria o empate dos sertanejos.
Sem outras oportunidades mais contundentes, o duelo seguiu com a vitória galista. Ainda no segundo tempo, mais uma vez a arbitragem optou por realizar uma parada técnica para aliviar o calor.
Ficha técnica
Cruzeiro-PB 0x1 Treze
Local: Itaporanga-PB – Estádio Zezão
Competição: Campeonato Paraibano 2013 – 2ª rodada
Hora: 15h15
Arbitragem: Antônio Umbelindo
Assistentes: Souza Júnior e Dguerro Xavier
Cruzeiro-PB: Aranha, Alexandre (Totó), Preto, Suélio (Charles) e Emerson-PB; Gavião, Rone (Jamilson), Júnior Boa Ventura e Léo Lima; Dimas e Chico Paraíba. Técnico: Betão
Treze: Beto, Jonatas, Negretti, Vitor Hugo e Rick; Júlio César, Daniel Costa (Felipe Alemão), Birungueta (Thomaz) e Mazinho; Manu (Tiago Sousa) e Tiago Chulapa. Técnico: Sérgio Cosme
Cartões amarelos: Jonatas, Manu e Mazinho (T).
Gol: Daniel Costa (pênalti/aos 37’ do 1º tempo)
Renda: R$ 5.110,00
Público: 728
Botafogo-PB passa pelo Nacional de Patos e assume liderança
O Botafogo-PB recebeu o Nacional de Patos na noite dessa quarta-feira (9) no estádio da Graça e fez muito bem seu dever de casa. A equipe pessoense venceu o clube patoense por 3 a 1 e assumiu a liderança do Campeonato Paraibano. Marcaram para o Belo o atacante Edgard, o meia Doda e o zagueiro Thuram.
O jogo começou com o Botafogo-PB imprimindo um ritmo alucinante. Tanto que não demorou para a abertura do placar. Aos 3 minutos, o atacante Edgard recebeu no lado esquerdo da área, limpou do adversário e chutou forte para o gol, marcando o primeiro, para delírio da torcida botafoguense que mais uma vez compareceu em bom número na Graça.
O segundo também não tardou a chegar. Pressionando muito o Nacional, o Botafogo-PB, dois minutos depois, ampliou o marcador com Thuram, que marcou após errar sua primeira tentativa de cabeça. O Belo permanecia mandando no jogo e criando várias chances de gols. Aos 27, após bom lançamento de Ferreira, que foi um dos destaques da partida, Doda recebeu sozinho dentro da área e marcou o terceiro na saída do goleiro. E assim terminou a etapa inicial.
No segundo tempo, o Nacional veio mais disposto a buscar o gol e não ficar só olhando o time de João Pessoa jogar. Já o Belo tentava administrar o resultado e esperava o tempo correr. A grande chance do Bota veio com Warley, que acabou perdendo o pênalti sofrido por Doda. No final, o Naça ensaiou uma pressão que parava nas boas defesas de Genivaldo.
Mas de tanto insistir, o Canário diminuiu. Depois de um bom cruzamento, o centroavante alviverde, Delany, marcou de cabeça e deu números finais ao duelo. Com a vitória, o Bota vai aos mesmos seis pontos do Treze, mas fica na liderança por causa do número de gols marcados. Já o Nacional, com a derrota, permanece com três pontos ganhos. Na próxima rodada, o time sertanejo encara o Cruzeiro em Patos, às 16h30, enquanto o Botafogo-PB vai a Campina Grande pegar o Treze, no Clássico Tradição, às 16h, no Amigão.
Fonte: Da Redação