O primeiro apito de 2014 em competições organizadas pela CBF será nesta sexta-feira. Às 20h (21 horas de Brasília), no Estádio Nogueirão, no Rio Grande do Norte, Potiguar de Mossoró e Treze (PB) se enfrentam pela primeira rodada da Copa do Nordeste. A partida será válida pelo Grupo C da competição, conquistada no ano passado pelo Campinense.
O Galo que treinou forte nos últimos dias sob o calor de Patos no Sertão paraibano, espera largar bem na competição e imitar o maior rival que estreou no ano passado goleando o Santa Cruz de Recife.
Para isso, o time realizou uma boa pré-temporada. Além dos atletas que já vinham treinando normalmente no Estádio Presidente Vargas, o treinador Leandro Campos também vai poder contar com os reforços que foram contratados nesta semana e já estão integrados ao elenco. Viajaram para a Morada do Sol e estão a disposição dom treinador os jogadores Éder, Gilson, Negretti, Douglas, Wesley Bigu, Leanderson, Téssio, Birungueta, Felipe Alemão, Escobar, Lídio, Jailson, Tiago Souza, Clébson, Alisson, Jan, Davi Ceará, Hudson, César, Eduardo Arroz, Daniel Marques, Chiquinho Baiano, Glaydson, Romário, Cleberson e Giancarlo.
A primeira rodada do Nordestão prossegue durante o fim de semana, mais seis jogos sendo disputados. Na segunda-feira, com mais uma partida, a primeira rodada estará completa. O Botafogo (PB), outro representante da Paraíba na competição estreia domingo contra o Sport de Recife às 16h no estádio O Almeidão.
A Copa do Nordeste, que voltou a ser disputada sob a chancela da CBF em 2013, tem como atual campeão o Campinense. Na decisão da edição passada, o time rubro-negro derrotou o ASA. Em 2014, o vencedor da competição, além do troféu, poderá comemorar uma vaga na Copa Sul-Americana deste ano. Além da vaga para a Copa Sulamericana, a Copa do Nordeste prevê para este ano uma premiação em torno de R$ 3 milhões para o clube campeão, incluindo direitos comerciais e bilheteria. Além disso, todos os clubes recebem uma cota fixa em dinheiro e esse valor aumenta durante o avanço das fases. Diferentemente do ano passado, a Liga do Nordeste está custeando integralmente a logística dos clubes com passagens e hospedagens.
Severino Lopes
PBAgora