sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
HomeGeralFenômeno raríssimo e nunca registrado no Brasil é visto no céu da...

Fenômeno raríssimo e nunca registrado no Brasil é visto no céu da Paraíba; veja vídeo

Câmeras da Bramon, rede colaborativa de astrônomos profissionais e amadores brasileiros, registraram um fenômeno raríssimo, na noite dessa segunda-feira (13), em Campina Grande, no Agreste paraibano. Veja vídeo mais abaixo.

Chamado de Gigantic Jets (Jatos Gigantes, em tradução livre para o português), o fenômeno é um tipo de relâmpago que acontece acima das nuvens de tempestade e muito além da altitude dos fenômenos tradicionais.

O registro foi feito pelo estudante de Meteorologia da UFCG Diego Rhamon, que é membro da Bramon. Ele explica que “o fenômeno se origina no topo de uma nuvem de tempestade (Cumulonimbus) e segue para cima da atmosfera. Essa Cumulonimbus estava em Taperoá, a 103 km de distância daqui, em linha reta”.

Segundo Diego, os Jatos Gigantes puderam ser vistos a olho nu. “O jato tem cor azul e aparência de um cone vertical estreito. Pensava-se que não era possível vê-lo a olho nu a partir da superfície terrestre, mas o de ontem [segunda-feira] foi. A intensidade da luz é muito fraca, por isso a dificuldade de se observar e registrar. Sempre vi e registrei raios, milhares deles, e nunca tinha visto um Jato Gigante ainda”, conta o estudante.

PBHOJE

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress