A 437ª Festa das Neves começa oficialmente nesta quarta-feira (27). A abertura da festa será com a celebração da Santa Missa, às 18h30. Já às 20h30, tem apresentação do Padre Fábio de Melo, no Parque Solon de Lucena. O evento segue até 05 de agosto, aniversário de João Pessoa e dia da padroeira Nossa Senhora das Neves.
Nesta edição, uma das novidades é a encenação da peça O Milagre das Neves, a partir da quinta-feira (28). O espetáculo mobiliza mais de 100 profissionais entre artistas e técnicos. Os figurinos e cenários para o espetáculo, que será encenado até o dia 31 de julho, às 20h, na Catedral Basílica, estão sendo criados por costureiras e artistas visuais, sob o olhar de Sanzia Márcia e Geóstenys Melo.
A equipe está produzindo, no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) da UFPB, cenário, adereços e figurinos que os artistas vão usar na peça, escrita e dirigida pelo teatrólogo Tarcísio Pereira e compõe a programação da 437ª Festa das Neves.
Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, disse que a festa foi muito conversada com a Arquidiocese da Paraíba, por meio da Catedral de Nossa Senhora das Neves. Ele afirmou que a experiência construída resgata os valores religiosos, mas também de formação da cidade de João Pessoa.
“Pela primeira vez, estamos contando a história de Nossa Senhora das Neves através do teatro, uma ação que está dinamizando a cena teatral da cidade e trazendo um aspecto novo para a festa. Estamos construindo uma narrativa histórica importante, que a cidade ainda não teve. Isso é gratificante”, avaliou.
Com esse trabalho, a Funjope mostra como o espetáculo mobiliza profissionais de teatro, cenografia, figurino, objetos, iluminação, além dos 82 atores e atrizes no palco. Somados à equipe técnica e de criação, há mais de uma centena de profissionais envolvidos, entre eles, 21 atores, 24 coralistas, 20 instrumentistas, um regente e 16 bailarinos.
Programação – Promovida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), a Festa das Neves acontece de 27 de julho a 05 de agosto, com missas de 1º a 05 de agosto, na Catedral, às 18h30. No Parque Solon de Lucena, os shows acontecem de 28 de julho a 05 de agosto. Também fazem parte da programação as exposições artísticas e oficinas.
O evento conta ainda com a participação da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa e 24 cantores profissionais convidados para o coro de O Milagre Das Neves.
A programação completa está disponível neste link.
Ficha técnica do espetáculo ‘O Milagre das Neves’
Texto e direção – Tarcísio Pereira
Diretor assistente – Flávio Melo
Música original do maestro e compositor Eli-Eri Moura
Arranjos e preparação de coro – Marcílio Onofre
Regência da Orquestra Municipal Nossa Senhora das Neves – Rogério Borges
Coreografias: Evana Araújo e Denilce Regina
Direção de arte (figurinos, cenário e adereços) – Geóstenys Melo e Sânzia
Márcia
Caracterização – Willams Muniz, com execução de Romilson Rodrigues e
Fernando Bernardo
Desenho de luz e operação – Eloy Pessoa e Fabiano Diniz
Gravação e produção de áudio – Stúdio Pindorama
Técnico de gravação, mixagem e operação – José Newton Filho
Auxiliar técnico – Yan Almeida
Produção executiva – Washington Serafim
Elenco
Kamila Oliveira
Márcio De Paula
Eva Cristie
Puama Sheila
Humberto Lopes
Ivonaldo Rodrigues
Ana Paula Alves
Myrthia Guimarães
Aymê Vasconcelos
Bruno Fonseca
Osvaldo Travassos
Valmar Pessoa
Omar Brito
Carlos Branco
Willam’s Muniz
Allcemy Araújo
Cmleiton Teixeira
Marcos Vinícius
Palmira Palhano
Chris Maurício
Hermano Queiroz
Parlamento PB