sábado, março 2, 2024
spot_img
HomeGeral‘Geladinhos’: ônibus com ar-condicionado começam a circular em João Pessoa

‘Geladinhos’: ônibus com ar-condicionado começam a circular em João Pessoa

Os novos ônibus chamados de “Geladinhos” começaram a circular nesta sexta-feira (22), em João Pessoa, com passagem gratuita para todos os públicos apenas no primeiro dia do serviço. Os ônibus opcionais, equipados com ar condicionado, vão circular com tarifa aumentada de R$ 5,50, e sem gratuidade para nenhum dos públicos amparados pela modalidade regular, a partir do sábado (23).

O anúncio de que o serviço seria gratuito no dia de estreia foi feito pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas), nas redes sociais. “Como hoje é uma experiência, eu quero anunciar que o deslocamento do ‘Geladinho’ hoje será gratuito para todos que tiverem a oportunidade de pegar”, disse o prefeito no Instagram.

Na quinta-feira (21), o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP) informou que o valor do serviço, 80 centavos mais caro que a tarifa tradicional, e a não-gratuidade para públicos-alvo que tem o direito nos ônibus convencionais, foram definidos durante uma reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana da capital (CMMU-JP), após vários estudos e cálculos para a viabilização do serviço.

O superintendente da Semob-JP, Expedito Leite, disse à reportagem da TV Cabo Branco que a gratuidade não será contemplada neste momento por se tratar de um serviço opcional. No entanto, não definiu se posteriormente a gratuidade passará a ser oferecida.

“Nesse primeiro momento, a gente está implantando experimentalmente um serviço novo de forma opcional. Então, neste momento, não há possibilidade de gratuidade”.

Para o advogado Paulo Luz, que é especialista em direito do consumidor, a gratuidade deveria ser oferecida também nos ‘Geladinhos’, pois é um direito garantido por lei e também os ônibus são concessões públicas.

“Na minha interpretação deveria ter gratuidade do mesmo modo dos demais. Até porque mesmo sendo opcional, é parte da concessão. Se a tarifa já é diferenciada, você opta em pagar mais caro ou menos caro, mas a gratuidade no transporte público é lei, é garantia”, explicou.

Sobre o ônibus Geladinho

Os ônibus com ar-condicionado, chamados de ‘Geladinhos’, começaram a circular nesta sexta-feira (22). O valor da passagem nos novos ônibus é 80 centavos mais caro do que a tarifa dos coletivos tradicionais da capital paraibana, que está estabelecida em R$ 4,70.

No total, segundo a Semob, o novo serviço de ônibus vai contar com 20 veículos. Eles vão circular em três novas linhas, que foram estabelecidas durante a reunião.

Os veículos também possuem acesso livre à internet e entradas USB.

Linhas do Geladinho

  • Linha E 550 – Manaíra / Tambaú / Epitácio: saída do Parque da Cidade, passa por bairros como Tambaú, Avenida Epitácio Pessoa e Centro (Parque Solon de Lucena)
  • Linha E 155 – Geisel / Manaíra: saída do Geisel, passa por bairros como Cruz das Armas, Centro, Avenidas Epitácio Pessoa, Ruy Carneiro e bairro de Manaíra. Retorna pelo Castelo Branco, Mangabeira, Valentina e Geisel
  • Linha E 551 – Manaíra / Geisel : fará o itinerário contrário à linha E 155

PB HOJE

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular