O Exército israelense divulgou uma série de imagens editadas nesta segunda-feira (26) mostrando o que disseram ser o interior de um túnel de 10 quilômetros que passava por baixo de um hospital e de uma universidade na Faixa de Gaza.
A rede de túneis ligaria o norte e o sul do território palestino e uma grande parte foi destruída pelos militares.
Ainda segundo as Forças Armadas, o vídeo mostra leitos dentro do túnel e longos poços, assim como imagens externas de drones com supostas entradas para a passagem.
Em outro comunicado, as autoridades pontuaram terem descoberto salas, incluindo casas de banho, instalações de armazenamento de armas e equipamento de combate, e corpos de combatentes deixados no túnel.
A localização externa foi verificada a partir da forma e posição dos edifícios, passarelas e paredes que correspondem às imagens de arquivo e de satélite da área. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente a data em que o vídeo foi filmado.
Também não foi possível verificar de forma independente o local ou a data em que os vídeos foram filmados.
A guerra de Israel na Faixa de Gaza eclodiu após o ataque liderado pelo Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro, que matou cerca de 1.200 israelenses e estrangeiros, segundo registros israelenses.
Até agora, quase 30 mil palestinos foram mortos em Gaza, segundo as autoridades de saúde palestinas, e quase toda a população foi expulsa das suas casas.
CNN Brasil