Geovane do Nascimento Gomes, de 20 anos, foi eliminado enquanto completava o gabarito do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). Ele contou ao g1 que esqueceu de desativar o alarme do celular, que tocou na sala, resultando na sua eliminação.
“O celular tocou dentro do porta objetos e não teve jeito. Desliguei tudo, só que tinha um despertador ativado e aí ele pegou e ligou sozinho e acabou me eliminando. Estava concluindo o meu gabarito e ia partir para a redação. Aí tocou no exato momento e foi isso”, contou.
Esta é a terceira vez que ele está fazendo o Enem e ele pretendia fazer administração. “Agora é esperar ou tomar uma iniciativa privada e fazer uma particular, talvez”, disse ao sair da sala acompanhado de uma fiscal.
Thabita Landa Teixeira Ribeiro, de 33 anos, disse que a prova não estava tão fácil, mas deu os eu melhor.
“Eu achei ela um pouco difícil, porque ela nunca é fácil, mas dá pra fazer. A minha preparação foi ver vídeos, sabe? Eu vi muito vídeo na internet, como desenvolver a redação. Vi jornal também. Eu faço a prova desde 2007 e o que eu quero fazer no próximo domingo é tentar fazer uma prova em mais tempo. Ficar mais tempo do que essa. Porque esse é o meu foco mesmo, foi mais a redação. E no outro é mais exatas mesmo, que demandam mais o nosso tempo dentro de sala”, disse.
Ligiane Passos, 41 anos, tenta entrar no ensino superior — Foto: Iryá Rpdrigues/g1
Aos 41 anos, Ligiane Passos está fazendo o Enem pela quinta vez e o sonho é fazer psicologia.
“Aproveitamos [o filho e ela] o intervalo que eu tinha do trabalho e estudava. Achei bem interessante. Eu imaginei que o tema era sobre guerra, alguma coisa parecida, foi sobre a tecnologia, sobre o avanço na questão das mulheres, que as mulheres têm que melhorar em termos de melhorias para nós mulheres”, disse.
Paulo Vitor do Vale Silva, 19 anos, está no 3º ano do Ensino Médio e disse que achou a prova difícil. “Eu espero suprir as expectativas, mas eu acho um pouco difícil. Não sou muito bom com raciocínio lógico, e nem muito para a interpretação de texto, mas eu fiz o meu possível”, disse.
Enem
Neste domingo (5) são aplicadas as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). No Acre, 24.278 inscritos devem fazer o exame. Os portões abrem às 10h, horário do estado, e fecham às 11h. O segundo dia de provas ocorre no próximo domingo (12). Neste primeiro dia, inscritos relataram demora de até uma hora nas paradas de ônibus e a grande maioria diz não ter conseguido usar a gratuitidade oferecida pelo governo.
Este ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) não reforçou a frota de ônibus. Ao todo, são 52 ônibus circulando na capital acreana para o transporte dos candidatos. Só em Rio Branco, foram 15.313 inscritos
No ano passado, quando o Enem tinha mais de 22,1 mil inscritos no estado, a RBTrans chegou a colocar 101 ônibus circulando na capital acreana para o transporte dos candidatos, um reforço de 32 carros, já que na época a frota aos domingos era de 69 veículos.
Após a prefeitura negar a gratuidade aos alunos, o governo do estado fez um acordo com o Executivo municipal para ofertar a gratuidade, que só foi anunciada no sábado (4). No Terminal, neste domingo (5), muitos inscritos falaram que não conseguiram ter acesso ao benefício por não ter conseguido imprimir os comprovantes.
Thabita Landa Teixeira Ribeiro avaliou a prova como difícil — Foto: Iryá Rodrigues/g1