Dois jovens foram salvos de um afogamento na tarde do último sábado (20), no Dique de Cabedelo, também conhecido como quebra-mar. O local que é um dos principais pontos turísticos da cidade litorânea de Cabedelo, na Paraíba, é famoso pelo encontro das águas do rio Paraíba com o oceano Atlântico. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a região é extremamente perigosa para banhistas devido a correnteza típica da região. O salvamento ocorreu com o salto de dois guarda-vidas na área das pedras até o ponto em que os jovens se encontravam, nas águas entre o rio e o mar.
As vítimas, que já estavam bem distante de onde saíram no dique, estavam na iminência de afogamento. “Após fazer a abordagem, foi feita a estabilização dos rapazes, que foram colocados em embarcação, um bote inflável, para o transporte até a arrebentação na praia, em segurança na areia”, disse o Corpo de Bombeiros em nota obtida pelo ClickPB.
A equipe do Corpo de Bombeiros ressalta que a região é um local “extremamente perigoso para entrar e ser levado pelas correntezas. Podendo agravar com o cansaço e o fato de não saber nadar. Não recomendamos que as pessoas nadem próximo ao dique. Uma vez que já é corriqueiro haver afogamentos fatais. Graças a Deus, hoje deu tudo certo. Os bombeiros estavam por perto, atentos e a embarcação chegou muito rápido”, alerta.
Como chegar ao Dique de Cabedelo
Existem duas rotas principais que chegam nesse local. Indo pela praia de Miramar, acessível por uma via asfaltada que segue margeando a praia, e a segunda rota é pela lateral do Forte de Santa Catarina, que fica nas proximidades do marco zero da Rodovia Transamazônica (BR-230).



