domingo, janeiro 19, 2025
spot_imgspot_img
HomeGeralMercadão de SP: 1ª fase de obra é entregue com 1 ano...

Mercadão de SP: 1ª fase de obra é entregue com 1 ano e meio de atraso

São Paulo — A primeira parte da reforma do Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, será entregue nesta segunda-feira (19/1), com mais de um ano e meio de atraso. A concessionária Mercado SP assumiu o espaço em 2021, com previsão contratual de entregar as obras até junho de 2023. No entanto, o projeto foi adiado ao longo dos anos e o novo prazo para a conclusão total é só em agosto de 2025.

O evento desta segunda contará com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Uma placa comemorativa será inaugurada no local.

As mudanças já prontas incluem reparos na fachada e no piso do prédio. Ainda faltam melhorias no mezanino, arredores do mercado e também a finalização da reforma no mercado Kinjo Yamato, que fica em frente ao Mercadão.

O último adiamento aconteceu no ano passado. Na ocasião, a Prefeitura de São Paulo disse que o atraso ocorreu “em função da complexidade de algumas intervenções” que precisaram de aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

O prédio é reconhecido como patrimônio histórico e cultural tombado pelo Conpresp e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgãos oficiais de tombamento em esfera municipal e estadual respectivamente.

Concessão

Em 2019, a administração da cidade publicou um edital para concessão do Mercadão e do Mercado Kinjo Yamato, vencido pela empresa Mercado SP SPE S.A. A licitação, na modalidade de concorrência nacional, prevê que a iniciativa privada opere os equipamentos pelo prazo de 25 anos.

A concessão, iniciada em setembro de 2021, previa ainda que, em até 24 meses após inícios dos serviços, a empresa deveria investir na restauração e reforma interna e da fachada dos espaços.

Um ano após o início da concessão, em setembro de 2022, a Mercado SP iniciou as obras de restauro da parte externa do Mercadão. À época, o presidente do conselho da Mercado SP, Aldo Bonametti, detalhou o que seria realizado no local.

“Está sendo feita a decapagem de toda a fachada. Todas as esquadrias de madeira das janelas, que são de 1933, têm 12 camadas de tinta e elas estão sendo retiradas, limpas e as tintas estão sendo extraídas da madeira para ela voltar à madeira original”, disse.

Reformas também estariam sendo feitas na parte interna do Mercado Municipal, como apontou Bonametti à Prefeitura.

“Primeiro a gente aprovou a parte externa. Já está em andamento o projeto da parte interna que irá abarcar o projeto de modernização. Além de restaurar, a gente vai ampliar os mezaninos e criar áreas novas. Temos outros projetos dentro do restauro interno que demandam mais tempo e estão em evolução”, concluiu.

Investigação do Tribunal de Contas

O atraso da reforma foi alvo de investigação do Tribunal de Contas do Município (TCM), que apontou irregularidades como má execução na obra de restauro da fachada, má conservação dos banheiros, ausência de coleta seletiva e de tratamento correto dos resíduos.

Além disso, o TCM constatou que o programa de intervenção, destinado aos investimentos em obras de restauro e reforma dos dois mercados para adequação da infraestrutura e melhoria do nível de serviços, não teria sido concluído no prazo inicial previsto de até 24 meses.

Em nota, o tribunal informou que essas irregularidades foram submetidas ao conhecimento da Prefeitura e à Concessionária.

O TCM também denunciou, em março de 2024, as condições sanitárias e de infraestrutura do Complexo da Cantereira, que engloba o Mercado Municipal e o Kinjo Yamato.

Os relatos, apresentados em vídeo, apontavam má administração, serviços mal executados na pintura interna, com infiltração nas paredes e manchas de mofo. Além disso, comerciantes relataram ao TCM a presença de ratos em setores de frutas e empório.

9 imagens

Improvisação em cartão postal de SP

Mofo no teto do Mercado Municipal
Escadaria quebrada
Andaimes e lixo nos corredores
Obras inacabadas

 

Metrópoles

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress