quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
HomeEducaçãoMonsenhor Trigueiro será sepultado na Igreja de Lourdes; Unipê suspende aulas e...

Monsenhor Trigueiro será sepultado na Igreja de Lourdes; Unipê suspende aulas e Oswaldo fala em exemplo

Natural de Itabaiana, o padre Trigueiro morreu aos 88 anos, deixando toda uma vida como exemplo. O corpo do monsenhor José Trigueiro do Vale está sendo velado desde às 20h de ontem na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, onde foi vigário durante 60 anos. A missa de corpo presente será celebrada pelo arcebispo Dom Aldo Pagotto a partir das 17h e em seguida o sepultamento, ali mesmo na Paróquia. O Unipê, faculdade que ajudou a fundar e foi o primeiro reitor, suspendeu as aulas nesta segunda-feira, e o procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, seu sobrinho, disse que o padre sempre foi um exemplo.

Natural de Itabaiana, o padre Trigueiro morreu aos 88 anos, deixando toda uma vida como exemplo. Uma de suas conquistas foi a fundação do Unipê, juntamente com mais cinco amigos de fé. Hoje, o Unipê possui mais de 9 mil alunos e desenvolve projetos sociais voltados à comunidade dentro e fora da instituição, que ele ajudou a construir e ser avaliado como um dos melhores Centros Universitários privados do Nordeste, segundo o MEC.

Os associados fundadores dos Institutos Paraibanos de Educação (Ipê), a reitora do Unipê, professora Ana Flávia Pereira, o vice-reitor, professor Paulo Padilha, os pró-reitores, coordenadores de cursos, professores, funcionários e alunos lamentam, profundamente, o falecimento do monsenhor José Trigueiro do Vale. Era irmão do coordenador do curso de Direito do Unipê e ex-prefeito de João Pessoa, Oswaldo Trigueiro do Valle.

Uma vida entre a vocação religiosa e a formação de educador

Durante toda a sua vida, o monsenhor José Trigueiro do Vale sempre associou a vocação religiosa à formação de educador, sendo um dos responsáveis pela elaboração e pelo desenvolvimento de um projeto de educação superior que distinguiu a Paraíba no âmbito do ensino privado no Nordeste e no País, concretizando o sonho do grupo fundador, no qual se destacou como notável humanista.

Família

A Família Trigueiro do Vale ressaltou que o padre Trigueiro orgulhou todos pela retidão do seu caráter e pela firmeza com que se impôs ao cumprimento do seu destino ditado pela Providência. Além de exercer com determinação a sua função de religioso, se notabilizou como educador emérito e ainda como homem preocupado com o quadro social do meio em que atuou, sempre atento à realidade dos necessitados.
“Foi uma vida dedicada à função social, à educação e à Igreja Católica. Realmente, um exemplo de vida”, destacou o professor do Unipê e procurador geral de Justiça do Estado, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, sobrinho do monsenhor Trigueiro.

Vida religiosa

Desde cedo vocacionado para a vida religiosa, o monsenhor Trigueiro do Vale teve uma formação ditada por inspiração divina e fez dela a razão de toda a sua existência. Galgou postos na hierarquia do clero, mas continuou a ser chamado de padre Trigueiro, tratamento preservado pelos paroquianos da Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, sua segunda casa.

Para o padre José Regivaldo dos Santos, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, o padre Trigueiro – como era carinhosamente tratado pelo seu rebanho – exerceu o ofício pastoral não apenas como guardião das suas ovelhas, mas também como mentor de ações voltadas para a missão social que a freguesia de Nossa Senhora de Lourdes ainda exerce junto à comunidade. “Ele deixa um legado espiritual e material que dignifica e motiva os paroquianos a preservarem suas lições de humanista comprometido com a função social da Igreja, uma das inspirações do seu sacerdócio”, ressaltou o padre José Regivaldo.

Um dos fundadores do Instituto Dom Adauto, que atende mais de mil alunos

Instituto Dom Adauto
campus do Unipê

Além de ter sido responsável pela iniciativa da construção do atual campus do Unipê em Água Fria, o monsenhor Trigueiro também foi um dos fundadores do Instituto Dom Adauto, na Capital, que atende hoje mais de mil alunos, da educação infantil ao ensino fundamental. O Instituto Dom Adauto é ligado à Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes e foi fundado pelo monsenhor Manoel Maria de Almeida.

“Em novembro do ano passado, durante os 60 anos de fundação do Instituto, hoje denominado Escola de Ensino Fundamental Grupo Escolar Dom Adauto, fizemos uma homenagem ao padre Trigueiro e inauguramos o Memorial Monsenhor José Trigueiro do Vale. Conseguimos 4,7 no Ideb e 22 alunos nossos foram aprovados no IFPB. Isso é fruto do trabalho que ele ajudou a construir. O padre Trigueiro foi o 2º presidente do Instituto e permaneceu na presidência durante 50 anos. Há seis anos, me pediu para sucedê-lo. O nome dele jamais se apagará da história e da memória da nossa instituição”, afirmou, emocionado, o monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos, atual presidente do Instituto Dom Adalto.

O Instituto Dom Adalto também oferece Escolinhas de Judô, balé e futsal e fica localizado na Rua Coronel Antônio Soares, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

Da redação com assessoria
WSCOM Online

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress