sexta-feira, junho 14, 2024
spot_img
HomeGeralMorre o escritor Milan Kundera, autor de ‘A Insustentável Leveza do Ser’

Morre o escritor Milan Kundera, autor de ‘A Insustentável Leveza do Ser’

O escritor tcheco Milan Kundera, autor do clássico A Insustentável Leveza do Ser, de 1984, morreu na terça-feira, 11, aos 94 anos, em Paris. A informação foi anunciada por sua editora Gallimard, em Paris. “Infelizmente, confirmo que Milan Kundera faleceu ontem após uma longa doença”, disse à AFP Anna Mrazova, porta-voz da Biblioteca Milan Kundera em Brno.

Dono de textos sarcásticos que retratava a condição humana, Kundera vivia na França desde que emigrou da antiga Tchecoslováquia em 1975, que estava sob regime comunista. Ele havia perdido a nacionalidade durante a Primavera de Praga, movimento reformista de 1968, esmagado pelo exército sob comando soviético. Ele só iria recuperar sua nacionalidade em 2019, apesar de ter nacionalidade francesa desde 1981.

Milan Kundera nasceu em 1 de abril de 1929, em Brno. Seu primeiro grande romance foi A Piada, de 1967. Logo depois, ele escreveu O Livro dos Amores Ridículos, de 1969. Em ambos ele fazia alusões a política que dominava Praga e permitiu a chegada dos comunistas ao poder.  Mas foi apenas com o sarcástico A Insustentável Leveza do Ser que ele ganhou projeção mundial.

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress