Multidão gera tumulto no Centro Administrativo para cadastro de terceirizados

Uma multidão compareceu na manhã de hoje ao Centro Administrativo Municipal em Água Fria para se submeter a um processo de cadastramento para os serviços terceirizados de auxiliar de limpeza, merendeira e agentes de portaria que aconteceria no auditório do prédio. Estima-se que cerca de 2.500 pessoas tenham se dirigido ao local. Os primeiros chegaram por volta das 4 horas. Como estava chovendo, muitos servidores tentaram forçar a entrada no prédio do CAM e os Guardas Municipais tiveram que intervir. Há relatos de alguns prestadores de serviço de que teria havido uso de spray de pimenta para conter o grupo, o que foi negado pelo Comandante da Guarda Civil Municipal, Vítor Freire.

“Não acredito que tenha havido esse tipo de abordagem. O uso de força não foi orientado para esse caso porque se tratam de trabalhadores. Mas, se houve, alguém deve ter feito o registro disso com câmera de celular que é algo muito comum atualmente. Se tiverem registro disso, podem nos passar que tomaremos as providências. Sabemos que por causa da chuva e do temor dos servidores de ficarem sem o pagamento porque está perto do fechamento da folha, todos vieram hoje. Além disso, estava chovendo e as pessoas queriam se abrigar. O local não comporta todo mundo e até por isso, temos prazo até quarta-feira para encerrar o cadastro”, explicou Vítor.

– O processo de cadastro é parte do cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e o Ministério Público da Paraíba, que determina a redução do número de prestadores de serviço e a terceirização. Por isso, a atual gestão realizou licitação para contratar uma empresa responsável pelos serviços de limpeza, portaria e merenda.

O cadastro vai até a quarta-feira, 27, mas um boato foi gerado entre os prestadores dizendo que o único dia seria este sábado e isso motivou o comparecimento de todos logo no início da manhã.

A empresa baiana Exemplar Service venceu o processo licitatório, do qual participaram outras 16 empresas, e os 2.508 prestadores de serviço das três áreas migraram para os quadros da Exemplar, passando a ter outros benefícios além do salário e 13° salário, como também cesta básica, plano dentário, FGTS e multa de rescisão.

Neste sábado (23), como parte deste processo de migração para o quadro de funcionários da empresa, ela está realizando um cadastramento destes profissionais. O objetivo é que eles sigam recebendo seus salários no mesmo dia que os demais servidores da Prefeitura, ou seja, no último dia útil do mês e não até o 5° dia útil do mês subsequente, como praticado em empresas privadas.

Tocador de vídeo