Somente na Região Nordeste, estima-se que 26 mil crianças e adolescentes tenham ficado órfãos da pandemia de Covid-19. A informação foi dada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), durante lançamento do Programa Nordeste Acolhe, que concederá auxílio financeiro de R$ 500 aos filhos de vitimados da doença (pai, mãe ou responsável). Na Paraíba, de acordo com os dados apresentados na solenidade, passa de 2,1 mil.
João Azevêdo (Cidadania) este presente no lançamento, que aconteceu nesta quarta-feira (25), no Centro de Convenções do Rio Grande do Norte, em Natal. Estiveram presentes governadores, vices-governadores e secretários dos estados. Mais de 26 mil no Nordeste perde pai, mãe ou responsável.
De acordo com a apresentação, acompanhada pelo ClickPB, o Programa Nordeste Acolhe foi inspirado em uma iniciativa do Governo do Maranhão, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, anteriormente, que percebeu os altos índices de crianças e adolescentes que perderam pais, mães ou responsáveis (avós) na pandemia. A ideia foi copiada e expandida para todo o Nordeste. O valor será pago mensalmente até atingir a maioridade, sendo ajustado monetariamente.
Leia mais:
- João Azevêdo e governadores do Nordeste participam de lançamento de projeto que concede auxílio de R$ 500 a órfãos da pandemia de Covid-19
- Lula se reúne com governadores do Nordeste nesta quarta-feira
- Em coletiva no Rio Grande do Norte, Lula prega diálogo e diz que quando vier à Paraíba, pedirá audiência com João Azevêdo
click pb