Paraíba fica acima da média no exame unificado da OAB.

A Paraíba conseguiu ficar um pouco acima da média nacional, que é de 24,5%, em termos de desempenho no V Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil. O Estado emplacou 25,04% no total de aprovados no exame. Já no ranking das 20 melhores faculdades, a UFPB despontou como a 16ª entre as instituições participantes.
Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira, 16, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a Paraíba participou do Exame com 1.909 candidatos. Desses, 925 foram aprovados na primeira fase – o que corresponde a 48,45% do total de concluintes de Direito que tentaram acesso à carteira da Ordem. Na segunda fase das provas, contudo, apenas 478 ‘sobreviveram’, o que corresponde aos 25,04%.
A Bahia foi o estado que teve o melhor desempenho no V Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil. Pouco mais de 30% dos estudantes e bacharéis em Direito baianos que se submeteram ao teste para se tornarem advogados obtiveram êxito
Em segundo lugar no ranking geral ficou o estado de Santa Catarina, que obteve um índice de 29% de aprovação dos 3.696 candidatos que fizeram as provas. O Rio Grande do Sul, com 28,7% de aprovados, ficou em terceiro lugar entre os estados que mais aprovaram. Em quarto lugar ficou o Rio de Janeiro, com 28,2% de aprovação entre os 9.606 candidatos. Em quinto, Minas Gerais comaprovação de 27,6% e 11.312 candidatos a advogados.

Faculdades
Foram avaliadas todas as faculdades que tiveram ao menos 20 candidatos inscritos do Exame. As 20 melhores tiveram índice de aprovação superior a 65%. Destas, 95% ganharam o selo de qualidade de ensino no último OAB Recomenda.
Ocupando a 16ª posição, a Universidade Federal da Paraíba registrou um desempenho de 67% – 2% acima da média estabelecida pela OAB Nacional.

Com informações do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e do Congresso em Foco.

 

 

 

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress