A viagem do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para participar do cruzeiro do cantor Wesley Safadão gerou incômodo entre os colegas parlamentares. O senador Magno Malta (PL-ES) e o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) aproveitaram a fala no plenário para condenar a viagem de Lira, realizada antes do recesso parlamentar.
A manifestação dos parlamentares ocorreu nesta quarta-feira (12/7), durante sessão do Congresso Nacional que analisa um conjunto de 22 vetos e nove projetos antes das férias parlamentares. Desses, apenas cinco vetos têm consenso para apreciação.
Durante pronunciamento no plenário, os parlamentares da oposição criticaram a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária na Câmara. Segundo Van Hattem e Malta, a proposta foi aprovada sem a devida apreciação, em função das férias do presidente da Casa.
“Faço especial menção aos senadores porque vai ao Senado agora a proposta de reforma tributária aprovada a toque de caixa na semana passada para que o presidente Arthur Lira pudesse estar nesta semana nas Bahamas no cruzeiro de Wesley Safadão”, reclamou Van Hattem.
Segundo o parlamentar, “é um insulto que o devido processo legislativo não tenha sido respeitado” na tramitação da matéria.
Ele ressaltou ainda que Lira fez um “esforço sobre-humano e desumano para, na semana passada, debater uma proposta que há anos precisava ser aprovada nesta Câmara dos Deputados sem que o devido processo legislativo fosse respeitado, muito menos o debate, para que a reforma tributária que o Brasil realmente necessita fosse uma reforma tributária efetivamente boa para o Brasil”.
“É safadeza demais”
O senador Magno Malta reiterou as críticas, ao defender que, ao invés de presidir a sessão conjunta, Lira está “dançando forró dentro do cruzeiro de Wesley Safadão”.
“O presidente desta Casa – neste momento tão bem presidida pelo deputado Marcos Pereira – o outro está dançando forró dentro do cruzeiro de Wesley Safadão, dançando forró lá dentro. E enquanto o povo sofre no Brasil, está Lira lá no cruzeiro de Wesley Safadão. É safadeza demais, chega a ser safadão”, declarou o parlamentar.
Cruzeiro WS On Board
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira foi fotografado a bordo do cruzeiro do cantor Wesley Safadão, o WS On Board. O parlamentar tira férias após a Câmara concluir a votação da reforma tributária e do projeto que estabelece regra favorável ao governo no caso de empates em julgamentos no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).
O navio parte da Flórida, nos Estados Unidos, e vai até uma ilha privativa do cantor, no Caribe. Deputados de oposição acusaram Lira de tentar acelerar votações na Casa para garantir sua ida à viagem.
Oficialmente, o recesso de meio de ano na Câmara está previsto para ocorrer entre os dias 18 e 31 de julho.
ClickPB