O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, João Benedito da Silva, conversou com o ClickPB e falou sobre sua carreira na magistratura. Ele analisou ainda sua gestão à frente do TJPB e falou dos marcos que conseguiu para melhorar o Judiciário da Paraíba.
Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Clilson Júnior, do ClickPB, o desembargador João Benedito revelou ainda alguns episódios em que sofreu racismo. Em certa ocasião, quando estava para receber pagamento em um banco, o atendente exigiu que ele mostrasse sua carteira de identidade para provar que era juiz, enquanto que para os seus colegas, brancos, nada foi pedido.
Natural da cidade de Aliança, em Pernambuco, João Benedito da Silva iniciou sua vida na magistratura em agosto de 1984. Em fevereiro de 2023 tomou posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba para o biênio 2023/2024.
Antes de chegar à comarca de João Pessoa, João Benedito da Silva atuou em São José de Piranhas, Queimadas, Princesa Isabel e Campina Grande. Por diversas vezes substituiu, no Tribunal Pleno, os desembargadores Plínio Leite Fontes, Antônio de Pádua Lima Montenegro, Genésio Gomes Pereira Filho, Francisco Seráphico da Nóbrega Neto e Saulo Henriques de Sá e Benevides.
O magistrado foi convocado, também, para integrar a Segunda e Quarta Câmaras Cíveis, órgão fracionários do Tribunal. Ele ainda integrou, a Comissão Dirigente do 50º Concurso de Juiz Substituto do Estado. Em 2007, foi eleito para a vaga de Membro Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
ClickPB