quarta-feira, maio 14, 2025
spot_imgspot_img
HomeGeralPromotor de justiça alerta para situação crítica do Açude Velho em Campina...

Promotor de justiça alerta para situação crítica do Açude Velho em Campina Grande

O conselho Regional de Engenharia e Arquitetura está realizando um evento às quintas-feiras que visa trazer temas na ordem do dia da cidade de Campina Grande. Nesta semana, o assunto tratado será o Açude Velho.

Segundo o promotor de Justiça da 19ª Promotoria, Eulâmpio Duarte, existe um inquérito civil público que foi instalado em 2010 para despoluição do Açude Velho, mas não foi concluído. Ele explicou que o Açude Velho recebe esgotos de várias localidades de Campina Grande, além de águas pluviais.

– O Açude Velho recebe esgotos de várias localidades, inclusive do centro da cidade e de águas pluviais misturadas com esgoto a partir da Rosa Mística, Jardim Continental e parte do Bairro das Nações. No início de 2010, nós atuamos junto à Cagepa para fazer a despoluição de 23 empresas ao redor do Açude Velho que estavam contribuindo com a rede de esgoto. É uma solução muito difícil porque a gente depende que se construa uma rede de esgoto para receber águas residuárias de Jardim Continental, Rosa Mística e uma parte do Bairro das Nações – disse.

Eulâmpio lembrou que em 2010 uma ação foi realizada com a Cagepa no sentido de fazer a despoluição de 23 empresas que ficam ao redor do Açude Velho e contribuem com a poluição do manancial. Ele destacou que é perceptível que o Açude Velho está assoreado e relatou que, em conversa com o prefeito Romero Rodrigues (PSD), este se prontificou a angariar recursos para realizar a drenagem do açude.

– É o principal cartão-postal de Campina Grande e o Açude Velho historicamente serviu para abastecimento de Campina Grande e também como balneário. Hoje em dia, o açude está muito assoreado, inclusive você percebe as garças transitando por dentro do açude. O prefeito está empenhado em fazer essa drenagem do açude. Se isso for feito, é muito interessante, porque eu acho que hoje é o maior problema do açude – pontuou.

Eulâmpio ainda afirmou que o dever de cuidar do Açude Velho não é apenas dos agentes públicos, mas de todos. Ele convidou todos os que queiram participar e contribuir com o debate no Crea, na próxima quinta-feira (11), a partir das 17h30 e frisou que a entrada é gratuita.

Fonte: Paraíba online

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress