Antigamente, para muitos católicos a quarta-feira da Semana Santa era considerada um dia de trevas. Era a quarta-feira de trevas. Nada se podia fazer. Era o modo de pensar de uma determinada época. Tinha seu sentido simbólico religioso.Hoje, por que não aproveitarmos essa simbologia religiosa para uma outra realidade simbólica,que é a treva da corrupção?
A corrupção é uma grande treva, então, seria bom que a quarta-feira próxima fosse um dia de mobilização contra a treva da corrupção, geradora de “morte”.
Se não existe mais a quarta feira de trevas, que haja a quarta-feira de luz, isto é da vida. Nessa lógica, por que não fazer desse dia um dia de luta renhida contra a mãe de todas as trevas, que é a CORRUPÇÃO?
Daria algumas sugestões de ordem prática e significativa:
Declaremos a próxima quarta-feira (“quarta-feira de trevas”) como um dia de protesto, de indignação contra a treva da corrupção. Para isso:
Nesse dia, usemos COR PRETA (camisa, calça etc.) como protesto contra a corrupção neste país, que “mata” milhões de brasileiros.
Nessa cor simbólica estar nosso protesto contra a treva da corrupção, geradora da violência, da fome, miséria, sede, analfabetismo, doenças, desemprego, exclusão social, mortes.
Cristãos e não cristãos, na próxima quarta-feira, usemos roupa PRETA, para que assim, manifestemos nossa indignação contra a TREVA de todas as trevas: a corrupção, que solapa este país
Treva=corrupção=”morte” de milhões de brasileiros( fome,miséria,doenças etc.)
Padre Djacy Brasileiro, em 02 de abril de 2012.
Blog Pedro Marinho.