O governador João Azevêdo falou sobre a instalação do Radiotelescópio Bingo, em construção no município de Aguiar, no interior da Paraíba. Em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (18), João Azevêdo comentou a importância do projeto para o desenvolvimento da tecnologia e do turismo no estado.
“O Radiotelescópio Bingo que será construído em Aguiar, no sertão do nosso estado, será uma das mais importantes estruturas científicas do Brasil e colocará o país no mapa das pesquisas sobre a expansão do universo”, disse João Azevêdo.
“Também será um equipamento muito importante para promover a interiorização do turismo na Paraíba, além de estimular atividades na área da educação, ciência e tecnologia para os nossos jovens. Por isso nós já estamos discutindo uma parceria para apoiar o projeto”, disse João Azevêdo.
“Temos investido para fortalecer a ciência e tecnologia no nosso estado e ficamos muito felizes de abrigar um projeto desse porte no Sertão do nosso estado”, explicou.
“Só para se ter uma ideia, o radiotelescópio ocupará uma área equivalente à do Maracanã e Aguiar foi escolhida por ser um dos melhores lugares da América do Sul para a sua instalação”, concluiu.
Telescópio Bingo
Bingo (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations, em inglês), projeto internacional liderado pelo Brasil, em parceria com outros oito países: China, Coreia do Sul, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, África do Sul e Suíça.
A intenção do telescópio é ajudar a esclarecer dois fenômenos ainda misteriosos da cosmologia e da astrofísica: a energia escura e as rajadas rápidas de rádio (em inglês, fast radio bursts – FRBs).
click pb