sexta-feira, maio 9, 2025
spot_imgspot_img
HomeGeralRaio atinge avião em que prefeita paraibana viajava para Brasília

Raio atinge avião em que prefeita paraibana viajava para Brasília

A prefeita do município de Juazeirinho, Anna Virgínia Matias (Avante) passou por uma grande susto ontem quando viajava de avião para Brasília. A aeronave onde ela estava foi atingida por um raio. Por causa disso, foi necessário que a rota fosse alterada para um pouso de emergência em Recife.

A Cartilha de Proteção Contra Raios explica que aviões comerciais são atingidos por relâmpagos uma vez por ano em média. Em geral, isso acontece durante o procedimento de aterrissagem ou decolagem, em alturas inferiores a 5 km. Como consequência, a fuselagem do avião sofre avarias superficiais.

A Revista Superinteressante explica que a fuselagem de helicópteros e aviões fica protegida por um revestimento de metal – normalmente, o alumínio -, que funciona como uma blindagem para a cabine da aeronave. Como o metal é um bom condutor de eletricidade, a corrente elétrica irá contornar a fuselagem, dando a volta por fora antes de chegar ao chão. Como o relâmpago sofre esse desvio, a aeronave continua firme e forte e os passageiros ficam em segurança.

Essa técnica de proteção é conhecida como “gaiola de Faraday”, em homenagem ao físico inglês Michael Faraday. “Dizem que, para demonstrá-la, ele colocou o filho recém-nascido numa gaiola metálica, mas sem contato com ela. Depois, submeteu a jaula a uma descarga elétrica de milhares de volts. O menino saiu são e salvo”, diz o físico Cláudio Furukawa, da Universidade de São Paulo (USP). A coisa fica complicada quando a descarga atinge partes que não fazem parte da tal gaiola de proteção, como turbinas ou tanques de combustível. Aí, podem ocorrer explosões e incêndios.

ParlamentoPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress