Um segundo transformador gigante de energia eólica deverá ser transportado do Porto de Suape, em Pernambuco, até o município de Nova Palmeira, no Seridó da Paraíba, a partir do mês de maio. Conforme apurou o ClickPB, o segundo equipamento, que já está em Suape desde o mês de março, também fará parte do Complexo Eólico Serra da Palmeira.
O equipamento tem 250 toneladas e 1,2 metros de comprimento. Também tem 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Ele foi produzido na China e transportado ao país pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.
Segundo a CET Brazil, o equipamento tem como função transformar energia eólica em elétrica, levando tal tipo de energia para o sistema elétrico nacional. O equipamento foi produzido na China e chegou ao país por meio de navio.
‘Carreta do transformador’
Assim como ocorreu com o primeiro transformador, este segundo equipamento deverá ser transportado pela ‘carreta gigante’ que acabou ficando conhecida como ‘carreta do transformador’.
A carreta com 113,7 metros de comprimento. Todo o comboio (carreta + transformador) pesa 600 toneladas.
Percurso
O percurso da ‘carreta do transformador’ terá cerca de 400 km, partindo do Porto de Suape, no município de Cabo de Santo Agostinho, na região do Grande Recife. Até chegar em Nova Palmeira, no Seridó, ela deve passar pelas BRs 101 e 230, além da PB-177, esta última entre Soledade e Nova Palmeira.
Nos trechos das BRs a velocidade média da carreta é de 7 km/h, já nos trechos da rodovia estadual é de 3,3 km/h.
Quanto tempo deve demorar até chegar em Nova Palmeira
O segundo transformador deverá chegar no complexo eólico no Seridó paraibano em até 20 dias, após a saída de Suape. Como trouxe o ClickPB, este foi o prazo para houvesse o transporte do primeiro equipamento.
ClickPB