De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, esta segunda-feira, 12, é o fim do prazo para o pedido de substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais para as eleições de outubro. Na Paraíba, a data limite vai assinalar se o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) manterá sua candidatura ao Senado ou se pedirá para ser substituído. O petista teve seu registro de candidatura negado por unanimidade a última sexta-feira, 9, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, numa ação que teve a relatoria do juiz José Ferreira Ramos Júnior.
Pelo que o ParlamentoPB apurou junto à assessoria de Ricardo Coutinho, não haverá alteração e ele vai manter sua candidatura, esperando pelo julgamento dos recursos no Supremo Tribunal Federal em relação à sentença de inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral e que tem vigência até 5 de outubro deste ano. Já no que diz respeito ao indeferimento do registro, decidido pelo TRE, o recurso será ao TSE.
No fim de semana, um áudio vazado de Ricardo viralizou na Paraíba e nele o petista comenta sua expectativa positiva para o desfecho de seu caso no TSE, além de criticar a decisão do TRE paraibano: “Ninguém é criança para achar que alguma Justiça nesse estado irá fazer algo por mim. Todo mundo sabe, evidentemente, que os caras jogam contra. Aí nenhum problema. A nossa situação virá do STF. Se eu não tivesse tanta certeza, eu não seria um cara tão ingênuo para estar levando sol e chuva, fazendo nove cidades num dia, oito no outro sem ser candidato. Isso é bobagem! Vamos fazer campanha, rapaz! Fake news, matéria, esse negócio de blog… isso é tudo comprado. Se a gente não perceber isso, vamos ficar correndo atrás do nosso próprio rabo. Vamos para a rua , vamos fazer campanha, eleger Lula! (…) Essa eleição tá no papo!”, diz Ricardo numa mensagem direcionada a um grupo de apoiadores. “, disse.
A íntegra do áudio foi publicada pelo ClickPB e pode ser conferida abaixo: