Prefeitos e entidades prestigiam o lançamento da safra 2022 do Algodão Orgânico Paraíba em Ingá, PB.
Prefeitos do Vale do Paraíba, secretários de estado, representantes de entidades, associações, sindicatos e agricultores participaram do evento de lançamento da safra 2022 do Algodão Orgânico Paraíba, realizado no Clube Industrial de Ingá, PB.
O prefeito Robério Burity, anfitrião do evento, mostrou a evolução do programa que resgatou a cultura do algodão na região, iniciado por Ingá em 2021 e expandido nas cidades vizinhas como em Riachão do Bacamarte com o prefeito Ari, trazendo a versão orgânica que agrega mais valor ao produto e que já começa a atrair as novas gerações para ingressar nas atividades da agricultura familiar.
Por ocasião do evento, o agricultor de maior área plantada e o agricultor que mais colheu em 2021, ganharam uma bicicleta cada das mãos do prefeito Robério como forma de incentivo.
O prefeito Robério também incentivou e reativou as Associações Rurais e Central das Associações, indo mais além, criando uma Cooperativa Agrícola que facilita o acesso aos insumos e financiamentos bancários, sendo que os frutos já começam a aparecer.
Foi adquirida uma máquina descaroçadeira de algodão que elevará a um novo patamar a relação comercial entres agricultores, indústria têxtil e produtores de moda, cujo o desfile de modelos com a coleção orgânica mostrou todo seu potencial internacional.
Com esse novo maquinário a colheita do algodão orgânico vendida em 2021 a R$ 3,60 o quilo, agora sem o caroço, passará a ser vendido por cerca de R$ 14,00 em 2022 com produto beneficiado.
Já se vislumbra uma nova parceria pública/privada em Ingá para o treinamento de mão de obra especializada na produção de redes e produtos de decoração, contando com bolsa incentivo aos participantes por parte da prefeitura e compra da produção em tecido de algodão orgânico por parte do empresariado, cujo treinamento será iniciado no Clube União Cultural Ingaense.
Para atender está nova demanda e com o interesse maior por parte dos agricultores, a área plantada do algodão em Ingá será ampliada para 130 hectares. E para tanto, o prefeito Robério Burity adquiriu no estado da Bahia, uma tonelada de sementes do algodão orgânico colorido para o plantio da safra 2022. A meta do prefeito Robério é que Ingá atinja não só uma safra historicamente recorde, mas também que o município seja um grande celeiro de sementes selecionadas do algodão orgânico.
Embora que o algodão seja uma cultura resistente, os agricultores esperam em Deus um bom inverno e uma safra recorde.
O prefeito Robério Burity em sua fala ainda ressaltou o reconhecimento do trabalho de Dona Lia do Memorial do Cuscuz, hoje conhecida nacionalmente, e o trabalho das labirinteiras.
Prefeitos, vereadores, deputado João Gonçalves e o secretário Jonildo Cavalcanti também deixaram sua impressão a respeito do resgate da cultura do algodão na região. Confira:
Ingá Cidadão com imagens e edição de Claudio Geraldo