FOTO: Leosmar
A Câmara Municipal de Ingá retomou as atividades na noite desta quarta-feira (03), após o recesso parlamentar de meio de ano, e logo na primeira sessão, apesar da pauta cheia de projetos e requerimentos, o que chamou a atenção da plateia e seguidores nas redes sociais infelizmente foram as discussões acaloradas de acusações recíprocas e até ofensas pessoais, no que tornou o ambiente lamentavelmente bastante tenso e desrespeitoso entre alguns vereadores da oposição e situação.
No que tange aos projetos e requerimentos, o presidente Aílton Nunes, Nego, deu sequência a seguinte pauta:
A vereadora Daniela apresentou requerimento solicitando a construção de um Centro de Eventos no estilo Parque do Povo em Ingá para realização de grandes eventos, de forma que não atrapalhe a movimentação do trânsito no centro da cidade. Solicitou também a instalação de um letreiro com a frase Eu Amo o Emboca, na pracinha daquele bairro.
A vereadora Mana requereu ao executivo municipal que envie a esta Casa Legislativa documentos impressos referentes a folha de pagamento de todos os servidores do município no período de janeiro de 2022 até a presente data. Da mesma forma os extratos bancários das contas do Fundeb e Fopag constante na agência do Banco do Brasil de Ingá.
O vereador Jacquelino solicitou o calçamento do Sítio Batente de Pedra e instalação de redutor de velocidade na estrada do Sítio Cachoeira dos Barbosas, no trecho próximo ao restaurante do Guguinha.
Dois requerimentos do vereador Chico de Alcides foram recusados pela mesa diretora em razão de um deles já ter sido apresentado pela vereadora Mana e já está em vigor, e outro não constar dotação no orçamento da Câmara. O vereador Chico protestou em sua fala no grande expediente.
Projetos de Lei do Executivo
O poder executivo na pessoa do prefeito Robério Burirty enviou para apreciação do legislativo e votação o projeto que cria o programa Bolsa Estágio na Secretaria Municipal de Saúde, que beneficiará estudantes da área de saúde; projeto que institui o Programa de Busca Ativa Escolar; criação do COMSEA – Conselho Municipal de Segurança Alimentar; e e alteração na Lei N. 28/2023.
Confira a íntegra da 1ª Sessão Ordinária do segundo período de 2023: