À primeira vista dá a impressão que os números do coronavírus em Riachão do Bacamarte está disparado em relação às cidades vizinhas. No entanto há de se levar em consideração que a Secretaria Municipal de Saúde, através de sua equipe epidemiológica coordenada pelo Dr. Ítalo Weber está indo a campo, casa a casa nas comunidades onde apresentaram casos positivos testando familiares e pessoas que tiveram contato, usando termômetro digital, chamando em carro de som, indo porta a porta e com apoio da Polícia Militar interditando comércios que estão funcionando de forma irregular descumprindo as regras.
Diante deste importante trabalho, a tendencia é que o casos positivos realmente apareçam sem a necessidade de esperar que as pessoas procurem o serviço de saúde apenas quando já estiverem doentes e com sintomas. Assim sendo, os números de Riachão do Bacamarte se aproximam mais da realidade.
A secretária Sarah Amaral afirmou que o trabalho de campo irá continuar detectando as pessoas que estão contaminadas, orientando sobre os procedimentos e encaminhando os casos com sintomas mais graves para a UPA de Ingá.
Quanto mais testes, mais os números se aproximam da realidade e ajuda no combate ao coronavírus.

