sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
HomeDestaqueCORONAVÍRUS: Se a população de Riachão não colaborar situação pode sair do...

CORONAVÍRUS: Se a população de Riachão não colaborar situação pode sair do controle. Além de 3 casos confirmados, há 9 suspeitos

O trabalho da vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Riachão do Bacamarte detectou que o foco dos primeiros casos confirmados no município está concentrado na comunidade Quilombola do Grilo, em Serra Rajada.

A contaminação entrou na comunidade por meio de trabalhadores passam a semana em João Pessoa geralmente trabalhando na construção civil e retornam à comunidade às sextas-feiras. Provavelmente a moradora de 53 anos que tem comorbidades e está internada no Dom Pedro I em Campina Grande, depois de ter passado pela UPA de Ingá, tenha contraído o vírus através do contato com estes trabalhadores. 

O poder de atuação das equipes das secretárias de saúde dos municípios é muito limitado, pois como não tem um remédio de cura ou vacina para a doença que é altamente contagiosa, limita-se ao atendimento, orientação e medidas de proteção, porém, o sucesso na contenção do coronavírus depende praticamente do comportamento da população em se recolher em casa ao máximo, quando tiver de sair usar máscaras e cumprir o isolamento social determinado pelas autoridades. No entanto, não é o que está acontecendo em Serra Rajada, segundo informações dos internautas por meio de mensagens e na própria live do coordenador, dão conta de que na Cachoeira do Xixiu, por exemplo, está havendo aglomerações constantes de pessoas, principalmente nos finais de semana, já que é a opção de lazer da comunidade e vizinhanças. Por outro lado, alguns mercadinhos não estaõ cumprindo as orientações de controle do números de clientes por vez e uso de máscaras. Pois bem, se assim continuar e a população não se conscientizar da gravidade da situação e continuar sem colaborar tomando os cuidados necessários, a situação tende a piorar e sair do controle levando o vírus cada vez mais longe da zona rural onde não tem atendimento de saúde e exportando para as zonas urbanas mais rápido. 

Segundo as informações prestadas pelo coordenador Ítalo Weber, os dois casos positivos de hoje estão passando bem, em isolamento domiciliar e a mulher que foi internada ontem na UPA de Ingá foi transferida para o hospital de referência Dom Pedro I em Capina Grande, por inspirar cuidados já que é diabética e hipertensa. Dos nove casos suspeitos, seis são de Serra Rajada e três da cidade de Riachão.

O melhor neste momento é ficar em casa !

Inga Cidadão 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress