segunda-feira, setembro 30, 2024
spot_img
HomeIngá e RegiãoEstudantes voltam a fazer provas do Enem em Ingá neste domingo(20) e...

Estudantes voltam a fazer provas do Enem em Ingá neste domingo(20) e em todo o Brasil a abstenção foi de 26,7% no 1º dia

Estudantes de seis cidades se concentram nas escolas de Ingá neste domingo dia 20 de novembro para realizarem o segundo dia de provas do Enem 2022.

Escolas públicas da rede municipal, estadual e duas particulares da cidade de Ingá receberão participantes inscritos das seis cidades da microrregião: a sede Ingá, Itatuba, Serra Redonda, Riachão do Bacamarte, Juarez Távora e parte do município de Mogeiro.

As prefeituras destes municípios estão disponibilizando ônibus para o transporte dos estudantes, inclusive a prefeitura de Ingá que oferece transporte para os distritos de Pontina e Chã dos Pereiras.

LOCAIS DE PROVAS EM INGÁ: 

ESCOLA ESTADUAL LUIZ GONZAGA BURITY – Rua Duque de Caxias, bairro Boa Esperança.

ESCOLA MUNICPAL MAJOR JOSÉ BARBOSA MOTEIRO E ANEXO – Avenida Floriano Peixoto, bairro Bela Vista.

ESCOLA MUNICIPAL ABEL DA SILVA – Rua Padre José Alves, bairro Boa Esperança.

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RANGEL – Avenida Presidente João Pessoa, centro

COLÉGIO CESE – Avenida Presidente João Pessoa, centro.

COLÉGIO CEMES – Rua Euclides Magno Bacalhau, bairro Boa Vista.

Primeiro dia do Enem 2022 teve 26,7% de abstenção, informa MEC

Era esperado mais de 3,4 milhões de estudantes para a realização do Enem 2022, mas apenas 73,3% compareceram ao exame

A primeira prova do Exame Nacional Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) foi realizada no último domingo (13). Segundo dados liberados pelo Ministério da Educação (MEC), a prova teve 26,7% de abstenção. Neste ano, foi registrado uma abstinência de 26% e em 2020 51,5% devido a pandemia do Coronavírus.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esperava mais de 3,4 milhões de estudantes para a realização do exame. Porém, compareceram ao Enem 2.490.880 estudantes, então apenas 73,3% realizaram a prova. Sendo que, 2.458.504 foram na prova física e 32.376 na prova digital.O Enem 2022 foi aplicado em 1,7 mil cidades e no Distrito Federal, das 13h até as 19h.

Abstenção do Enem nos últimos 5 anos

2017 – 30,2%
2018 – 24,9%
2019 – 23,1%
2020 – 51,5%
2021 – 26%
2022 – 26,7%

Tema da redação Enem 2022

No último domingo, os estudantes fizeram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação, que teve como tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.”

O Governo Federal considera os indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, extrativistas, ribeiros, caboclos, pomeranos e pescadores artesanais povos tradicionais brasileiros. Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Social, a classificação se refere aos povos culturalmente diferenciados e que se reconhecem de tal forma. Também são povos que possuem suas próprias formas de organização social e que ocupam territórios e recursos naturais.

Em 2021, o tema da redação foi a “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania” e em 2020, “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

O Inep também disse que o Enem deste ano teve o segundo menor índice de inscrições dos últimos 17 anos. Ao todo, 3.396.632 estudantes se inscreveram para participarem da prova. O segundo dia da prova será aplicado no próximo domingo (20). E os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 23 de novembro.

Sobre ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Sobre INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

 

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress