Um clube de pessoas, em uma noite ingaense de sexta-feira cultural fazendo jus ao nome do recinto em quase sua totalidade: Clube União Cultural Ingaense.
Sim, foi ali naquele patrimônio histórico/arquitetônico que o professor, historiador, pesquisador e agora blogueiro Alexandre Ferreira recepcionou amigos, familiares, autoridades municipais, colaboradores/admiradores de longas datas e leitores ávidos por saber o outro lado da história que ninguém havia ousado contar, até aparecer um intrépido e curioso guri com um pé na senzala, que, estudou, alçou voos acadêmicos contrariando aqueles que não acreditam na ascensão social/cultural das pessoas que não tenham origem nas elites dominantes e tradicionais, os tratando burocraticamente sem perspectivas. Alexandre faz o que ama – história, na terra que ama, e vai à luta para “fuçar” e pôr no papel suas origens, suas alegrias, suas dores, sua revolta, dando voz àqueles que não tiveram vez nem voz, excluídos sem direitos ou simplesmente morrer com dignidade, massacrados pela sociedade patriarcal/escravista.
Parabéns ao professor Alexandre, avante! Que venham outras obras. Foi uma noite histórica, sob o ponto de vista do ineditismo e do sucesso.
Fica nosso registro em imagens que marcaram o momento ímpar: