quinta-feira, maio 16, 2024
spot_img
HomeDestaqueINGÁ: Acesso à UPA, UBS e Secretaria de Saúde só com uso...

INGÁ: Acesso à UPA, UBS e Secretaria de Saúde só com uso de máscara. Dois funcionários estão afastados com síndrome gripal – Afirmou o secretário Jammes

O secretário municipal de saúde Jammes Araújo informou agora há pouco em live pelo instagram que o acesso à Secretaria de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e UPA de Ingá só será permitido com uso de máscara.

O secretário afirmou que a medida é necessária para proteção da população e dos profissionais da saúde, tendo inclusive neste momento dois funcionários afastados do trabalho, por precaução, com síndrome gripal. Jammes pediu compreensão e cooperação da população e orientou ainda que pessoas idosas não deveriam se dirigir à farmácia básica na secretaria, uma vez que são do grupo de risco, podendo enviar um parente mais novo para pegar seus remédios evitando o contágio. 

OUTRAS INFORMAÇÕES

ALPARGATAS E MINISTÉRIO PÚBLICO

Jammes também agradeceu a colaboração da Alpargatas nas pessoas de Rosângela e Berivaldo, bem como da promotora de justiça Dra. Claudia Cabral Cavalcante pela parceria e doação de 2.500 máscaras para uso dos profissionais de saúde, sendo essa quantidade suficiente para durar um mês.

A Secretaria de Saúde ainda conta com duas costureiras trabalhando para confeccionar máscaras de TNT e está tomando providencias para adquirir Equipamentos de Proteção Individual para os coveiros do município. 

BARREIRAS SANITÁRIAS E DESINFECÇÃO 

As barreiras sanitárias na entrada da cidade irão voltar, assim como está sendo realizado um trabalho de desinfecção nos locais de maiores movimentações, calçadas, entradas de prédios públicos e estabelecimentos comercias. As medidas são preventivas diante do aparecimento de casos nas cidades próximas como Mogeiro, Gurinhém, Itabaiana e Campina Grande. 

TESTES RÁPIDOS 

Esta semana chegam o kits de testes rápidos que serão usados seguindo o protocolo e critérios do Ministério da Saúde. Serão testadas pessoas de Ingá, Itatuba, Riachão do Bacamarte, Juarez Távora e Serra Redonda.

VACINAÇÃO

A vacinação contra o H1N1 continua sendo realizada em etapas obedecendo o calendário e público alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde. 100% dos profissionais de saúde foram vacinados e 93% dos idosos. (até o dia 22/04 cerca de 140 idosos ainda não tomaram a vacina)

RESPIRADORES 

A UPA de Ingá possui dois respiradores e Secretaria de Saúde estuda adquirir mais três por meio da UEPB para ampliar assistência em casos emergenciais. Porém, o secretário alerta que a UPA não é indicada para tratamento de CONVID 19, e sim o Hospital Pedro I em Campina Grande que é o hospital referência nestes casos em nossa região e para onde serão encaminhados os casos. 

PROTETORES FACIAIS

Foram adquiridos 50 protetoras faciais em Epitácio Adesivos e fornecidos para a Secretaria de Ação Social para recomeçar o atendimento à população,  e chegaram mais 190 do governo do Estado que serão distribuídos aos funcionários públicos que trabalham com atendimento ao público.  

ALERTA DENGUE

A população deve ficar atenta também para os cuidados de higiene dos quintais, caixa d’água, lixo e terrenos baldios para evitar a proliferação do mosquito da dengue.  

RECURSOS

Os recursos públicos destinados ao enfrentamento do coronavírus estão sendo usados de maneira adequada pela secretaria. Quanto aos recursos extras do governo federal está sendo feito uma consulta ao setor jurídico se podem já ser usados ou precisa da autorização de crédito suplementar da Câmara Municipal. 

Ingá Cidadão 

 

 

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress