INGÁ AVANÇA NA EDUCAÇÃO: resultado da 4ª série/5º ano supera a meta do Ideb 2019

Os resultados do Ideb foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os estudantes foram avaliados no ano passado, quando as escolas ainda estavam abertas, antes da pandemia. O Ideb, o principal índice de educação do país, é divulgado a cada dois anos e usa como base o desempenho dos alunos em português e matemática usando as notas da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de aprovação escolar.

Um retrato do ensino no Brasil divulgado, nesta terça (15), mostrou que a aprendizagem tende a cair à medida que o aluno vai avançando na escola. Nos exames aplicados em 2019, os primeiros anos do ensino fundamental atingiram a meta, mas a segunda parte do fundamental e o ensino médio, não.

Esta realidade nacional também se refletiu nos municípios paraibanos, inclusive Ingá. O resultado registrado entre o alunos da 4ª série/5º ano, teve um bom avanço no índice que passou de 3,7 em 2017 para 4,7 em 2019, em Ingá, superando a meta do Ideb que era de 4,2

Já o resultado dos alunos da 8ª série/9º ano avançou menos. O índice subiu de 2,9 para 3,4 mas ficou um pouco abaixo da meta estabelecida.

A secretária adjunta de educação Walbênia avaliou como positivo o resultado para o município, uma vez que teve avanços em todas as etapas, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do Ensino Fundamental.

Inga Cidadão 

Comente usando o Facebook