Ingá receberá academias em praças públicas

Setenta e oito municípios paraibanos deverão receber 82 unidades das Academias da Saúde, que são espaços apropriados para a prática de atividades físicas e lazer. Os equipamentos são montados ao ar livre e a população tem orientação gratuita sobre o uso dos aparelhos para se exercitar e modos de vida saudáveis. Conforme o anúncio do ministro Alexandre Padilha, 1.828 municípios foram selecionados em todo o país para receber 2 mil polos.

No total, foram enviadas mais de 7 mil propostas de prefeituras interessadas em participar do programa. A lista completa de municípios brasileiros contemplados pelo projeto pode ser conferida no site do Ministério da Saúde.

“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressaltou. Para o ministro da Saúde, a construção dos polos é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras.

De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre. A implantação das academias faz parte de um  plano de ações estratégicas para enfretamento das doenças crônicas não transmissíveis, cuja meta é reduzir as mortes prematuras em 2% ao ano. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.

Veja abaixo a lista de municípios paraibanos beneficiados:

Água Branca
Alagoa Grande
Alagoinha
Alhandra
Araçagi
Araruna
Aroeiras
Bananeiras
Baraúna
Barra De Santa Rosa
Bernardino Batista
Boa Vista
Boqueirão
Caaporã
Cabaceiras
Cabedelo
Cacimbas
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Caldas Brandão
Campina Grande
Carrapateira
Casserengue
Catolé Do Rocha
Coremas
Cuité
Damião
Diamante
Dona Inês
Duas Estradas
Esperança
Fagundes
Gado Bravo
Guarabira
Ibiara
Imaculada
Ingá
João Pessoa
Juru
Livramento
Mãe D’água
Manaíra
Mataraca
Matinhas
Maturéia
Mogeiro
Natuba
Nazarezinho
Olho D’água
Patos
Paulista
Pedro Régis
Piancó
Picuí
Pilar
Poço Dantas
Pombal
Queimadas
Remígio
Riachão
Salgado De São Félix
Santa Cruz
Santa Luzia
Santana De Mangueira
Santo André
São João Do Tigre
São José Da Lagoa Tapada
São José Dos Ramos
Sapé
Seridó
Serraria
Sobrado
Sossêgo
Sousa
Sumé
Tacima
Uiraúna
Umbuzeiro

Do G1 PB

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress