Um fato inédito na história política de Itatuba ocorreu na última semana do ano de 2022, que gerou bastante polêmica no meio político e perante a população. Por meio de ato administrativo, presidente Aécio anula eleição ocorrida em 2021.
Através de um acordo firmado entre as forças políticas que chegaram ao poder legislativo nas eleições de 2020, foi realizada uma eleição casada para a presidência da Câmara Municipal de Itatuba, para os biênios 2021/2022 tendo como presidente o vereador Aécio Cavalcante, e para o segundo biênio 2023/2024 como presidente o vereador Antônio Marcone Borba Guerra, tendo o apoio dos vereadores eleitos pela oposição.
Passado dois anos, às vésperas da posse do novo presidente, que seria o vereador Marcone, o atual presidente Aécio anulou a eleição ocorrida anteriormente e convocou novo pleito, conquistando a reeleição para o biênio 2023/2024, agora contando com apoio dos vereadores da situação, ficando assim representada a nova Mesa Diretora:
Presidente: Aécio Cavalcante de Medeiros
Vice Presidente: Telbânio Bezerra de Lima
1º Secretário: José Ronaldo Pedro da Silva
2º Secretário: Josilene Martins de Lima Silva
Inconformado com o ato que considera ilegal e traição política, o vereador Marcone tenta na justiça validar a eleição ocorrida em 2021 e recuperar o direito de assumir a presidência da Câmara Municipal de Itatuba.
Confira o ato que anulou a eleição de 2021