Home Ingá e Região Itatuba está inserida na rota de desenvolvimento para o Circuito Turístico: As...

Itatuba está inserida na rota de desenvolvimento para o Circuito Turístico: As Aventuras de Zé Lins, no Vale do Baixo Paraíba.

0
455

Grupo Itatubense que participou do Wokshop em Itabaiana, relata sobre as potencialidades do município na área de turismo.

Os municípios inseridos terão a oportunidade de apresentar aos turistas suas riquezas naturais, passeio ecológico, visita a barragem de Acauã e Rio Paraíba, culinária regional, literatura de cordel, artesanato, artistas populares, entre outras atividades.

                A Prefeitura Municipal de Itatuba a partir de 2017 estará desenvolvendo no seu plano de governo o quesito Turismo. Nossa cidade receberá turistas que movimentará a cultura e a economia, teremos a valorização a partir do nosso potencial turístico. Serra Velha de tantas histórias, mitos e lendas, talentos, belezas naturais, sítios arqueológicos, etc.

                Para esclarecer um pouco da importância cultural do nosso município venho apresentar a todos a importância de estarmos inseridos nesse Circuito Turístico: As Aventuras de Zé Lins, o escritor paraibano José Lins do Rego escreveu em seu livro Menino de Engenho um trecho referente ao nosso munícipio, quando o mesmo ainda era chamado Cachoeira de Cebola. Onde relata a passagem do cangaceiro Antônio Silvino por Cachoeira de Cebola.

“Vinha António Silvino à frente, os seus doze homens a distância. Subiu a calçada como um chefe, apertou a mão do meu avô com um riso na boca. Levado para a sala de visitas, os cabras ficaram enfileirados na banda de fora, numa ordem de colegiais. Só ele tomava intimidade com os de casa. Ficávamos nós, os meninos, numa admiração, de olhos compridos para o nosso herói, para o seu punhal enorme, os seus dedos cheios de anéis de ouro e a medalha com pedras de brilhantes que trazia ao peito. O seu rifle pequeno, não o deixava, trazendo-o entre os joelhos. À hora do jantar foram todos para a mesa. Ele à cabeceira, e os cabras por ordem, todos calados, como se estivessem com medo. Só ele falava, contava histórias — o último cerco que os macacos lhe fizeram em Cachoeira de Cebola — , numa fala de tátaro, querendo fazer-se muito engraçado.”

 Isso mostra que temos história, temos uma cultura que precisa ser resgatada, valorizada e apresentada a toda Paraíba.

Em 2017 a Prefeitura Municipal de Itatuba busca a meta de incluir a cidade de Itatuba no turismo paraibano.

Participação do grupo de Itatuba no workshop de turismo em Itabaiana
Participação do grupo de Itatuba no workshop de turismo em Itabaiana

Comente usando o Facebook