sábado, maio 4, 2024
spot_img
HomeDestaqueNúmeros da 1ª Busca Ativa do Covid-19 em Ingá. Confira

Números da 1ª Busca Ativa do Covid-19 em Ingá. Confira

Prefeitura Municipal por meio da secretaria de saúde realiza ação “busca ativa de casos da Covid-19 em Ingá – PB

A secretaria municipal de saúde de Ingá promoveu uma ação nesta quarta-feira (24), que se denominou “Busca ativa de casos da Covid-19”, o dia todo voltado para testagem de Corona Vírus, realizado no Clube União Cultural Ingaense, no centro da cidade, com o intuito de deixar a saúde mais perto da população, a campanha seguiu com todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades.

Foram realizados dois tipos de testes, o “rápido” e o “Swab”, o teste rápido identifica os anticorpos da doença, se a pessoa já foi infectada pelo vírus e o teste pelo Swab detecta se a pessoa está com o vírus ativo, em fase de transmissão, além de ser considerado o “padrão ouro” e que identifica o tipo do vírus e as variantes.

O município de Ingá se encontra em bandeira laranja (Nível de Mobilidade Restrita), as bandeiras levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social. Atualmente houve um caso confirmado de uma nova variante, porém o paciente já se recuperou e completou o tempo de isolamento.

Diante de toda a situação a Prefeitura Municipal com a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo vários métodos para combater o Corona vírus na cidade, além das vacinações que vem ocorrendo seguindo os grupos prioritários, porém são poucas quantidades para o que comporta o município, por isso se deu esta campanha de testagens, semelhante ao “DIA D”, iniciado com a ação realizada na quarta-feira (24 de fevereiro) e dando continuidade a partir do dia 01 de março de 2021 nas unidades básicas de saúde (UBS), cada unidade terá uma data reservada para realizações dos testes, que serão divulgadas e sinalizadas.

“O nosso intuito é colocar o centro Covid mais próximo da população, pra termos uma precisão em resultados e quantitativos, estimulando essa base de mapeamento não só na Zona urbana mas alcançando também a Zona rural, foi um cuidado e pedido pessoal do Prefeito Robério, para que essas testagens fossem mais acessíveis para a população, afirmou a secretária de saúde, Sanara Farias, finalizando com um apelo para que a população continue com os cuidados, usando sempre máscara, mantendo o distanciamento social e higienização.
A coordenadora do Centro do Covid-19 de Ingá, Monike Gonçalves, afirmou que os resultados da ação está sendo significativo, em apenas um dia foram realizados um total de 308 testes.

Sendo 256 testes rápidos, destes foram detectados 07 novos casos no município, todos já recuperados e 209 negativos. Também houve procura de pessoas que já testaram positivo para covid (33) e 07 profissionais que residem em outros municípios – Itatuba (1), Riachão do Bacamarte (1), Juarez Távora (1), João Pessoa (3) e Queimadas (1).

Com 52 testes “Padrão Ouro”, destes 26 pessoas sintomáticas, dentre elas 4 que já testaram positivos para covid-19 no ano de 2020. Além disso, 26 pessoas assintomáticas também realizaram esse tipo de teste, 5 delas que já testaram positivo em 2020 e, 2 profissionais de outros municípios – Campina Grande (1) e Itabaiana (1). As amostras que foram coletadas, foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN-PB) que fica localizado na capital, João Pessoa. Os resultados levam em torno de 72h para serem liberados, assim que repassados para a secretaria, a equipe de saúde entra em contato para informar aos pacientes que realizaram os exames para informar o resultado.

Além da população em geral, estiveram presentes profissionais da educação, policiais militares, civis e penais, funcionários do poder legislativo e judiciário, comerciantes, empresários e servidores municipais.

Atualmente o centro de testagem passou a funcionar dentro da UPA. As pessoas que apresentarem sintomas leves, deverão procurar a sua UBS para atendimento, após avaliação, a equipe solicita o teste e encaminha o paciente para realizá-lo na unidade de pronto atendimento. Caso o paciente apresente sintomas moderados a graves, deverão se dirigir a UPA para atendimento.

Assessoria de Imprensa/Comunicação: Renata Marinho

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress