PIONEIRO: Modelo do Novo Ensino Médio implantado em Ingá é destaque em evento do SENAI e poderá servir de exemplo em nível nacional

A programação do Mundo SENAI na Paraíba teve início na noite da quarta-feira, 10/11, pelo diretor Regional do SENAI PB, Euler Sales, que falou para empresários, convidados e representantes da instituição sobre a proposta do evento.

Esse ano o Mundo Senai foi realizado nos dias 10 e 11. Na Paraíba a programação foi transmitida ao vivo, pelo Canal do SENAI PB no YouTube.

Parceria do SENAI com a Secretaria de Educação da PB

Durante o evento, o secretário executivo de Educação da Paraíba, Gabriel Gomes, recebeu do gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI, Janildo Sales, uma comenda em reconhecimento a parceria do governo do estado na oferta do Novo Ensino Médio na PB.

Nós estamos construindo um projeto com algumas ações práticas do modelo do Novo Ensino Médio aqui na Paraíba, que de fato será um case, porque algo similar não está acontecendo em nenhuma parte do Brasil. Estamos executando esse novo modelo, de forma pioneira, na cidade de Ingá, através de uma parceria com o SENAI. E assim como Caaporã que já tem uma escola integral técnica, nós teremos 152 delas aqui no estado, em 2022. Estamos consolidando essa parceria em Ingá, que tem dado resultados positivos e o feedback dos estudantes é muito bom. Isso é resultante da contribuição dada pelo SENAI”, disse o secretário executivo.

Já o gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI PB, Janildo Sales, reforçou a necessidade de se investir em formação técnica na Paraíba, que assim como os outros estados do Brasil, sofre com o déficit de profissionais nessa área.

Janildo Sales pontuou que o Novo Ensino Médio é uma grande necessidade do Brasil, e que as famílias devem se sensibilizar para a necessidade dos jovens buscarem fazer uma formação técnica profissional.

“Temos um déficit de aproximadamente 31%, em relação aos jovens que fazem o curso técnico profissionalizante no Brasil. Aqui na Paraíba temos aproximadamente 800 mil alunos, dos quais apenas 2,7% fazem ensino técnico integrado. No estado, cerca de 50 mil alunos estão na primeira série do ensino médio, mas nós precisamos formar técnicos profissionais em áreas como metalmecânica, eletroeletrônica, energias renováveis, mecatrônica, automação, entre outras que são ofertadas. Se não estivermos atentos a essa importante demanda, isso vai gerar um impacto negativo na capacidade produtiva do nosso estado. O setor industrial hoje necessita de mão de obra qualificada, e citamos o exemplo de profissionais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, onde existe uma carência expressiva na nossa indústria”, ressaltou Janildo Sales.

O Mundo SENAI é um evento que abre as portas do SENAI à comunidade e a seus públicos de interesse, oferecendo-lhes oportunidade de ampliar seu conhecimento em educação profissional, inovação, serviços técnicos e tecnológicos. Desde 2009, mais de três milhões de pessoas já visitaram as unidades operacionais participantes em todo o Brasil para conhecer o universo do SENAI e as indústrias da região.

Para acompanhar a programação de abertura do evento acesse o link: youtube.com/watch?v=n-Unzf3767A

Confira o trecho em que o projeto implantado em Ingá com o apoio do prefeito Robério Burity é citado no evento com exemplo que deve ser seguido em nível nacional:

 

Comente usando o Facebook