Prefeito Robério homenageia o agricultor familiar pela passagem de seu dia

Hoje, 25, comemoramos o dia da agricultura familiar, que é um dos focos de nossa gestão, tendo em vista a grande responsabilidade de assegurar a segurança e soberania alimentar de nossa população.
Cabe ainda destacar a sustentabilidade da produção e manejo dos alimentos pelos nossos agricultores, que respeitam a biodiversidade e os recursos naturais, que não utilizam agrotóxicos e disponibilizam uma produção mais diversificada e de maior e melhor qualidade. E ainda promovem o fortalecimento das comunidades ao formar teias solidárias e agroecológicas de produção, que garantem o abastecimento dos mercados locais, além de distribuir renda dentro do próprio segmento.
Em pouco tempo já é notório o desenvolvimento da agricultura de nosso município com as diversas ações da Prefeitura, tais como:
– Cortes de terra para os agricultores familiares.
– Recebimento e Distribuição de sementes
– Estruturação e mudança na sede da Secretaria de Agricultura
– Distribuição de defensivos naturais
– Inauguração da Central de Recebimento e Distribuição de alimentos por meio do PAA incentivando a economia local.
– Estruturação e melhoria na Feirinha do Agricultor
– Reativação das Associações comunitárias
-Fomentação de agricultura orgânica
-Início da transição agroecológicas
-Distribuição de mudas de espécies arbórea nativas
-Equipe técnicas (Tec Agropecuários, Veterinário, Agroecólogos, Agrônomos) a disposição da comunidade
O fortalecimento da agricultura familiar e sua inserção nos mercados têm forte relação com a instituição e efetivação de políticas públicas inclusivas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que incentivaram a produção e a comercialização e valorizaram o agricultor familiar, ao proporcionar o aumento da renda familiar.
Para todas essas conquistas contamos com o apoio do Governo do Estado através da EMPAER, SESAES, SEDH e SEAFDS.

“Se o campo não roça, a cidade não almoça
E se o campo não planta a cidade não janta ”
– Roberio Burity

25 DE JULH0 – DIA MUNDIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

A agricultura familiar é responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos consumidos em nosso país, ocupando hoje um papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro. Na nossa região essa atividade tem permanecido bem atuante, gerando assim rendas e contribuído para o desenvolvimento do município.

O agricultor familiar é o principal fornecedor de produtos básicos da mesa dos brasileiros, e no Ingá essa atuação acontece com potencialidade. Logo, viver essa data é relembrar uma história que se mantém viva e tem atravessado gerações, perpetuando um trabalho de suma importância para o bem estar dos povos.

A gestão tem priorizado a agricultura, incentivando e apoiando o produtor rural, nas suas mais variadas necessidades, atendendo não apenas às melhorarias direcionadas às condições das estradas rurais; também temos nos dedicado no que diz respeito à questões de saúde, tanto do produtor quanto do consumidor, por isso, avançamos com uma produção totalmente saudável, livre de agrotóxicos. Para isso, mantemos através da Secretaria Municipal de Agricultura da Pesca do Meio Ambiente e da Agricultura Familiar, diversos projetos que apoiam a agricultura local, como exemplo, além das distribuições dos defensivos naturais, acompanhamentos técnicos, temos a assistência à Produção Rural e também o programa “Feira do Produtor Rural”, que é realizada todas as Quartas-feiras na SEMAPA, tendo como objetivo fomentar tais negócios e gerar benefícios para os agricultores e familiares, através de comercialização dos produtos com preços convidativos.

PARABÉNS A TODOS QUE COMPÕE A AGRICULTURA FAMILIAR. ESSA ATIVIDADE É IMPORTANTE PARA A PRESERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS, AMBIENTES PRODUTIVOS E, PRINCIPALMENTE, PRESERVAR O SOLO DE MANEIRA SUSTENTÁVEL, CONTRIBUINDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA GARANTIR A MANUTENÇÃO DA VIDA NA TERRA.

ASCOM

Prefeitura Municipal de Ingá
Avançando com você! Ok

Comente usando o Facebook