sexta-feira, dezembro 27, 2024
spot_img
HomeDestaqueRETROSPECTIVA: 7 Fatos que Marcaram as Eleições 2024 em Ingá

RETROSPECTIVA: 7 Fatos que Marcaram as Eleições 2024 em Ingá

O ano de 2024 foi marcado em todo o país pelas eleições municipais que definiram os novos prefeitos, vices e vereadores. Em Ingá, a bem da verdade, as principais movimentações políticas ocorreram ainda no segundo semestre de 2023, com articulações que moldaram o cenário eleitoral. Diversos eventos foram determinantes ao longo do processo, dentre os quais destacamos os seguintes:

1 – UNIÃO DAS OPOSIÇÕES

A confirmação da aliança entre as lideranças Edilson Rodrigues e Arimateia Júnior, segundo e terceiro colocado na eleição de 2020, foi um marco estratégico para a oposição. A união formou uma chapa única com o objetivo de enfrentar novamente a aliança situacionista, representada pelas famílias Burity e Lenha, até então lideradas por Virgínia Leite e Jan Lenha, ambos secretários municipais.

2 – A RUPTURA DE JAN: O ADEUS À VELHA ALIANÇA

O rompimento político de Jan Lenha com a gestão Burity encerrou uma união das famílias Lenha e Burity, que vinha desde 2016, quando Manoel da Lenha foi reeleito prefeito com Robério Burity como vice. Após o falecimento de Manoel, Robério assumiu a prefeitura e foi reeleito com apoio da família Lenha em 2020, tendo Leidinha como vice. O rompimento colocou as famílias Lenha e Burity novamente em lados opostos no cenário político e voltando a ter três candidaturas a prefeito de Ingá, assim como foi em 2020. Lenha volta a consolidar uma união política-familiar com ex-prefeito Lula, como nas campanhas passadas.

3 – A SUBSTITUIÇÃO DE VIRGÍNIA POR NEGO 

Uma reviravolta ocorreu no grupo situacionista no final de 2023. A pré-candidatura de Virgínia Leite, então secretária de Ação Social, foi substituída por Aílton Nunes, popularmente conhecido como Nego dos Transportes e presidente da Câmara Municipal. Uma mudança inesperada trouxe novas estratégias e dinâmicas à disputa.

4 – UM BONECO QUE MEXEU COM AS EMOÇÕES

Uma ação criativa e emocionante marcou o período pré-eleitoral. Rosa Nunes, pré-candidata a vereadora, idealizou um boneco inspirado no estilo Bonecos de Olinda com as feições do saudoso ex-prefeito Manoel da Lenha. O boneco foi o destaque do Bloco Azulão no carnaval de 2024, reforçando o impacto simbólico e emocional da figura de Manoel na campanha participando das principais movimentações de rua. O uso da imagem do saudoso ex-prefeito Manoel da Lenha reforça o argumento que seu nome influenciou decisivamente nas campanhas de 2020 e 2024.

5 – JAN: A VITÓRIA DE UM FILHO E DE UM LEGADO

Ancorado nas boas lembranças de seu pai, o ex-prefeito Manoel da Lenha, o carismático Jan adota seu nome eleitoral como Jan de Manoel da Lenha, contando com as articulações de bastidores dos irmãos Pierre e Lucas, atraindo apoios importantes, reuniu também a simpatia e apoio das lideranças e prefeituras das cidades vizinhas, em especial, do prefeito Ari de Riachão do Bacamarte, bem como assessorado por uma equipe renovada e competente, vence as eleições com a larga margem de votos perfazendo mais de 10% de diferença para o segundo colocado, Nego, sendo considerada uma vitória heroica, uma vez que lutou contra a união das oposições de um lado, e de outro, o peso das máquinas do estado, prefeitura e câmara municipal.

6 – O PROTAGONISMO FEMININO

As urnas também confirmaram a forte participação feminina nas históricas eleições de 2024, consolidando a presença das mulheres na política local, tendo lugar na chapa majoritária e abrangente na proporcional. O povo elegeu a maior bancada feminina da história de Ingá para a legislatura 2025/2028, que terá 5 cadeiras ocupadas por mulheres: Daniela, Bênia, Rosa, Jamilly e Jete.

7 – DATAVOX, BICAMPEÃO!

E quando o assunto é prever o futuro, o Instituto Datavox mostrou, mais uma vez, que sabe das coisas. Após acertar o resultado de 2020 com a vitória de Robério Burity, em 2024 repetiu a façanha ao cravar os números exatos que levariam Jan de Manoel da Lenha à vitória. Uma atuação que consolidou sua confiança como referência em decisões eleitorais. Bicampeão!

O Legado de 2024: Tradição, Emoção e um Novo Capítulo para Ingá

Ingá viveu um capítulo alternativo de sua história política em 2024, repleto de personagens marcantes, reviravoltas inesperadas e um cenário que mistura tradição e inovação. Esses sete fatos não são apenas um registro do que passou, mas um vislumbre de um futuro cheio de possibilidades para o município, cada um vivenciando o seu papel. Feliz 2025! Que Deus abençoe com paz, harmonia e prosperidade.

Ingá Cidadão 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress