Home Ingá e Região RIACHÃO: Moradores do bairro Frei Galvão apelam à Cagepa e prefeitura sobre...

RIACHÃO: Moradores do bairro Frei Galvão apelam à Cagepa e prefeitura sobre falta de abastecimento d’água e “fossão” aberto

0
506

Após a restauração da barragem de Chã dos Pereiras a cidade de Riachão do Bacamarte voltou a contar com o abastecimento d´água nas torneiras normalmente. Porém, para os moradores de bairros novos como o Conjunto Frei Galvão o problema de desabastecimento permaneceu e até piorou. 

Segundo alguns moradores que entraram em contato por mensagens, o problema é estrutural e vem desde a gestão anterior que em convênio com o governo Estadual e recursos de emenda parlamentar, maior parte do conjunto foi pavimentado com calçamento, porém sem a estrutura adequada de ligação de água, instalação de hidrômetros nas residências e esgotamento sanitário adequado.

As ligações de água para as casas foram feitas de forma rudimentar com um cano fino ligando às casas que funcionou por uns tempos sem os moradores pagarem nada pela consumo da água. No entanto, ainda segundo os moradores, no final de 2017, quando o abastecimento votou à cidade, a Cagepa considerou a forma clandestina e cortou esta ligação deixando os moradores do bairro inteiro sem água. Há tempos que os moradores pedem a instalação dos hidrômetros para regularizar a situação e até agora não são atendidos.

Boa parte dos moradores se valem do uso da água do açude que fica próximo, porém boa parte dos esgotos das residencias caem neste açude, e os próprio moradores jogam lixo na sua margem. 

E para piorar a situação, as casas populares do conjunto Frei Galvão foram construídas sem fossas, sendo que os esgotos são ligados coletivamente a um fossão único localizado nas imediações, que recentemente se abriu e está a céu aberto.

Diante da difícil situação, os moradores apelam publicamente à Cagepa para que resolva a situação do abastecimento e libere a instalação dos hidrômetros, bem como pedem ajuda também da prefeitura municipal para resolver o problema do fossão. Segundo os moradores, a prefeitura havia dado um prazo para que os moradores construíssem suas próprias fossas de forma particular, onde muitos estão sem condições financeiras para fazer suas fossas. 

Infelizmente, ao que parece, a obra do bairro foi feita às pressas em período eleitoral, sabendo no entanto que esta forma de ligação de água era irregular e que um dia o problema viria a tona, e veio prejudicando dezenas de famílias.  

 

 

Comente usando o Facebook