Jason Miller, conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (10) que as acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são fraudulentas e inconstitucionais.
A declaração foi feita em publicação no X, na qual Miller compartilhou um vídeo de um trecho do voto do ministro Luiz Fux nesta quarta durante o julgamento de Bolsonaro e outros sete réus pelo plano de golpe.
“O juiz Fux está DESTRUINDO completamente a guerra política de notícias falsas que Alexandre de Moraes vem travando contra o presidente Jair Bolsonaro e o bom povo do Brasil”, comentou o conselheiro.
Fux vota para anular julgamento
Durante o julgamento nesta quarta-feira, Luiz Fux indicou incompetência absoluta do Supremo para julgar o caso e pediu a anulação de todo o processo penal.
Para que o julgamento fosse anulado, os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin – que ainda não manifestaram seus votos – precisariam acompanhar a divergência aberta por Fux.
No entanto, este cenário é considerado improvável, dado o entendimento de ambos os magistrados em etapas anteriores da ação penal.
O magistrado também votou para absolver todos os réus da trama golpista do crime de organização criminosa.