A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Patos, deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Elos Fracos no combate a fraudes contra um banco digital. A operação foi realizada nas cidades de Patos, Campina Grande, Santa Rita, Ingá e Puxinanã, na Paraíba, além do Rio de Janeiro e São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de prisão e mais de 30 mandados de busca e apreensão.
De acordo com o delegado Rodrigo Monteiro, em Campina Grande, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva.
“A investigação tinha como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas contra bancos, que causou um prejuízo estimado de R$ 200.000,00 ao Nubank. Acredita-se que outros bancos também tenham sido vítimas, podendo o valor total dos prejuízos ser muito maior”, diz nota divulgada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Patos.
Os suspeitos, alvos dos mandados de prisão e de busca e apreensão, estão sendo investigados por crimes de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, falsa comunicação de crime e organização criminosa. Atualmente, os investigados estão na Central de Polícia Civil aguardando a audiência de custódia.
Marcio Rangel