De acordo com órgão, a decisão ocorreu após relatos de possível antecipação de itens semelhantes aos utilizados na prova.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou nesta terça-feira (18), três questões aplicadas no Enem 2025. A decisão ocorreu após relatos de possível antecipação de itens semelhantes aos utilizados na prova.
Segundo o órgão, a decisão foi tomada com base nas informações internas sobre o processo de elaboração do teste. No entanto, nenhuma das questões divulgadas nas redes sociais foi apresentada de forma idêntica à aplicada em 2025. A análise identificou apenas similaridades pontuais entre os itens.
Em nota, o Inep garantiu a isonomia, lisura e plena validade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, mesmo após a anulação das questões.
O Inep reiterou ainda que adota diversas estratégias para calibrar as questões que integram o Banco Nacional de Itens, seguindo rígidos protocolos de segurança — todos cumpridos regularmente durante as etapas de elaboração e aplicação do Enem 2025.
Fonte: Portal Correio



