segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
HomePolicialPF deflagra operação contra mulheres que articulavam crimes para facção na região...

PF deflagra operação contra mulheres que articulavam crimes para facção na região Norte

São cumpridos 14 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em Roraima, Acre e São Paulo. Operação ‘Lâmpades’ visa desarticular ‘ala feminina’ da facção criminosa.

A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (7) 11 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em Roraima em uma operação para desarticular uma “ala feminina” de facção criminosa que atua na região Norte. A ação também ocorre nos estado São Paulo e Acre.

Na operação, batizada “Lâmpades”, são cumpridos no total 14 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca. Os mandados foram expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas da Justiça Estadual em Roraima.

Segundo as investigações, as mulheres formam um grupo específico que atuam com mais intensidade dentro da facção na prática de vários crimes e são responsáveis por estabelecer o relacionamento entre criminosos de dentro e fora do sistema prisional.

O inquérito também aponta que elas agem em áreas consideradas “estratégicas” do grupo, como no controle e guarda de drogas e armas de fogo, bem como participam dos “tribunais do crime”.

De acordo com a PF, a participação das mulheres na facção criminosa é vista pelo grupo como menos expostas aos riscos de prisão e por esse motivo elas recebem funções de relevância dentro da organização criminosa.

Ala coordenada por foragidas em SP

Ainda segundo a PF, a ala feminina da facção na região Norte seria coordenada por duas mulheres a partir do estado de São Paulo, ambas foragidas. Elas são alvo de mandados de prisão por roubo e tráfico de drogas.

A investigação também apurou que uma das integrantes da facção era estudante de direito, tinha a faculdade paga pela organização criminosa e recebia remuneração para para defender interesses do grupo junto a entes públicos relacionados ao cumprimento de sentenças e ao dia-a-dia prisional.

G1

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress