sábado, maio 18, 2024
spot_img
HomeEducaçãoProposta de Cícero e Vitalzinho, que favorece a UEPB, é aprovada na...

Proposta de Cícero e Vitalzinho, que favorece a UEPB, é aprovada na comissão de Educação. Outra, a nível federal, seguirá para aprovação no Senado.

O debate sobre a autonomia das universidades estaduais foi realizado em audiência pública na manhã de hoje (18), no Senado Federal. No Estado, quem acompanhou a transmissão do evento, ainda permaneceu com a sensação de que o impasse entre o governo e a Universidade Estadual da Paraíba, ainda irá render novos capítulos. De concreto mesmo, o que existe é a proposta dos senadores, Cícero Lucena (PSDB/PB) e Vital do Rego (PMDB/PB), que sugeriram que o governo reponha aos cofres da Universidade cerca de R$ 67 milhões, montante que virou motivo de discussão entre a reitora, Marlene Alves, e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), para só daí em diante iniciar uma discussão no Legislativo sobre alterações na Lei da autonomia. A proposta foi aprovada na comissão de educação.

Outra proposta, dessa vez a nível federal, foi sugerida pelo Senador Cássio Cunha Lima, e seguirá para aprovação no senado. Segundo informou Marlene Alves, a proposta também favorece a UEPB, e, se aprovada, vai contribuir ainda mais para o fortalecimento e reconhecimento da instituição.

“A proposta é excelente. O Senado buscaria junto ao Governo Federal ajuda financeira para as universidades estaduais das unidades federativas mais necessitados. A Paraíba, o Piauí, e Goiás foram citados. Estados com economia mais forte, como São Paulo, não estariam inclusos, já que a renda estadual os favorece”, afirmou. De acordo com a reitora, a sugestão foi bem aceita entre os mais de 20 reitores de universidades estaduais, e também pelas entidades estudantis.

O secretário de educação, Harrison Targino, que representou o governo da Paraíba na ocasião, não apresentou propostas para sanar o impasse e se resumiu a defender o diálogo, mas revelou a fontes que acompanharam a audiência que acha difícil que o governador concorde com a proposta dos senadores.

Da: Redação

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress