Um restaurante localizado no município de Goiana, no Litoral Norte de Pernambuco, foi multado em R$ 1,6 milhão pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), após ser flagrado vendendo caranguejo da espécie Cardisoma guaiumi, o famoso ‘guaiamum’, na última semana.
O ClickPB apurou que a espécie é ameaçada de extinção e a multa ocorreu durante fiscalizações realizadas pela operação Caburi, que visa a coibir a coleta, o transporte e o comércio ilegais de caranguejos.
Segundo o Ibama, no total 166 guaiamuns foram apreendidos e imediatamente libertados em seu habitat, numa área de transição de vegetação apicum/manguezal, em um município vizinho. Os agentes do Ibama encontraram os animais confinados no próprio restaurante, onde eram abatidos e servidos aos frequentadores.
“Devido à vulnerabilidade da espécie, ao grande número de espécimes apreendidos e ao fato de que a infração foi praticada para obtenção de vantagem pecuniária, a multa aplicada contra o estabelecimento foi fixada em R$ 1,6 milhão”, informou o órgão em nota.
Sobre o caranguejo guaiamum
De cor azulada, os guaiamuns estão criticamente ameaçados de extinção e somente podem ser comercializados e consumidos se coletados em áreas autorizadas, conforme a Portaria MMA 445/2014.
“A fim de garantir a proteção da nossa biodiversidade, é fundamental que a população não consuma animais ameaçados de extinção. Essa atitude desestimularia a comercialização por estabelecimentos que lucram com a prática desse crime ambiental”, afirma o chefe do Núcleo de Operações de Fiscalização da Atividade Pesqueira (Nupesc) do Ibama, Igor de Brito Silva.
*com informações de Governo Federal.
ClickPB