A direção do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) do Jardim Camboinha em Cabedelo, decidiu alterar o horário das aulas noturnas a pedido dos alunos. Antes da mudança, os alunos saiam por volta das 22h20. Desde segunda-feira, 26, o término passou a ser às 21h30. É que eles temem serem vítimas de assaltos ou de balas perdidas devido à guerra de facções instalada no município e que já fez várias vítimas fatais.
Ana Lígia Chaves, diretora de Ensino do IFPB Jardim Camboinha, contou que vários alunos relataram o medo de serem vítimas da violência e que isso fez a direção adotar a medida como forma de atender à comunidade acadêmica. “Resolvemos tomar essa medida como forma preventiva para que eles tenham mais segurança para chegar em casa”, disse ela.
Já Turla Alquete, diretora do IFPB Jardim Camboinha garantiu que no interior do campus não há problemas com insegurança, mas que o ambiente externo tem preocupado os estudantes. “É a chegada desses alunos em seus respectivos bairros que vem se tornando para eles bastante temerária. O calendário de aulas está mantido e não será prejudicado”, explicou.
A mudança vale por 15 dias, indo, portanto, até o dia 8 de março.
Até lá, a direção do IFPB pretende conversar com as autoridades para solicitar medidas que possam oferecer mais segurança à toda a comunidade acadêmica.
A instituição também enviou um ofício à Secretaria de Segurança de Cabedelo, solicitando reforço na passagem da Patrulha Escolar (realizada pela Guarda Municipal) na área do Campus Cabedelo durante o horário de aulas noturnas. O IFPB reforçou o pedido também à Polícia Militar da Paraíba para resolver o problema.
Parlamento PB