Entrevistas foram realizadas entre 6 e 9 de novembro, com margem de erro de dois pontos percentuais.
A nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), mostra que 50% dos entrevistados desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que indica um aumento na reprovação. Por outro lado, 47% aprova a gestão atual.
Desde agosto deste ano, a aprovação do governo petista vem variando até 51% para reprovação e 46% de aprovação.
As entrevistas foram realizadas entre 6 e 9 de novembro, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Já os eleitores que não souberam ou não responderam somaram 3%. Veja os números:
- Aprovação: 47% (eram 48% em outubro)
- Desaprovação: 50% (eram 49%)
- Não sabe/não respondeu: 3% (eram 3%)
Comparado com o levantamento anterior, feito em outubro, a desaprovação e a aprovação recuaram dentro da margem de erro.
Operação policial no RJ
A pesquisa mostra, ainda, que 67% dos brasileiros apoiam a operação que teve nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. A ação deixou ao menos 120 mortos.
Outros 67% não acreditam que a polícia tenha exagerado no uso da força. Enquanto 29% pensam o contrário.
Em outubro, Lula comentou sobre as ações do governo dos Estados Unidos ao tráfico internacional e disse que os narcotraficantes são vítimas dos usuários de drogas. A fala do petista, que está na Indonésia, foi feita após ser questionado sobre a comparação que o presidente Donald Trump fez dos cartéis latinos ao Estado Islâmico.
Em relação às recentes falas de Lula relacionadas ao tema, 81% dos entrevistados discordaram da fala do presidente e outros 14% disseram concordar.
Fonte: Portal Correio



