quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img
HomePoliticaBolsonaro decide enviar Mourão para posse de Alberto Fernández na Argentina

Bolsonaro decide enviar Mourão para posse de Alberto Fernández na Argentina

De última hora, governo brasileiro será representado no evento; presidente de Cuba também estará presente

O presidente Jair Bolsonaro decidiu enviar o vice-presidente Hamilton Mourão à posse do novo presidente da ArgentinaAlberto Fernández, que será realizada nesta terça-feira, 10. A informação foi confirmada pela assessoria da vice-presidência.

Em princípio, Bolsonaro havia decidido enviar o ministro da Cidadania, Osmar Terra. Mais cedo nesta segunda-feira, 9, a viagem de Terra foi cancelada e foi decidido que apenas o embaixador Sérgio Danasse representaria o Brasil na cerimônia.

As indas e vindas sobre quem representaria o Brasil na posse do argentino tem como pano de fundo a antipatia de Bolsonaro com o presidente eleito. Fernández, que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner, é ideologicamente o oposto ao atual presidente, Maurício Macri.

Durante a campanha eleitoral na Argentina, o brasileiro chamou Fernández e seus aliados de “bandidos” e, ao saber da vitória do peronista, disse que os argentinos “escolheram mal”. As provocações não ficaram restritas ao gabinete da Presidência. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, publicou no Twitter que as “forças do mal” comemoraram a volta do Peronismo no país vizinho.

O presidente eleito, por outro lado, não rebateu as críticas de Bolsonaro. Mas fez gestos controversos. No dia da eleição, defendeu a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e semanas antes, o visitou na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Seu tom mudou mais recentemente. Ao receber o  presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em um encontro na sexta-feira 6, pediu que transmitisse a Bolsonaro seu desejo de manter uma convivência saudável.

“Temos um destino em comum. Temos que cuidar para que nenhuma conjuntura altere nossa relação”, disse Fernández a Maia, referindo-se ao anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sobretaxar o aço  dos dois países.

Junto de Mourão, estarão presentes os presidentes do Chile, Sebastián Piñera, do Paraguai, Maria Abdo Benítez. O uruguaio Tabaré Vasquez será acompanhado do presidente-eleito, Luis Lacalle Pou, e o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress